Sindilivrarias pretende expandir acesso a livros em calçadas

Blog Single
O Sindilivrarias vai procurar o presidente da CCJ da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Jair Cezar (PSDB) no retorno dos trabalhos do legislativo e pedir para que seja reapresentado o projeto de lei que permite as livrarias de colocar estandes e mesas nas calçadas para incentivar a leitura e a venda de livros em Curitiba.

O projeto foi arquivado em 2008 por final de legislatura e não foi reapresentado desde então. Também serão procurados os principais municípios do estado como Londrina, Foz, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá.


Curitiba
Hoje a Lei Municipal n.º 9.688 de 1999 permite que bares, confeitarias, restaurantes, lanchonetes e similares possam fazer uso do passeio público. Segundo Moreira, se a legislação for ampliada, as livrarias terão um acréscimo no incentivo à leitura.

“Nosso país lamentavelmente tem baixos índices de leitores. Precisamos criar uma forma de expor os livros para tentar os clientes a comprá-los como se fossem doces em exposição. Isso também seria uma maneira de estimular ainda mais o contato das pessoas com os livros."

O interesse na difusão do livro atende à função social das livrarias e à responsabilidade do sindicato em facilitar o acesso das pessoas à leitura. ''Fiz esse requerimento à Câmara, em 2007 e nunca foi votado e apreciado, e foi uma idéia que foi bem aceita pelos cidadãos. A cada dia, novos bares ganham esse direito, embora nosso produto seja muito mais saudável do que cerveja e bebida alcoólica. Não tem comparação'', pondera Moreira.

A idéia é despertar nos traseuntes nem que seja a curiosidade de conferir um lançamento ou mesmo o motivo da aglomeração de pessoas no local. ''Será um chamariz, um atrativo visual para o hábito da leitura. Vai servir de espelho, para provocar o interesse e persuadir o cliente a entrar na livraria com o filho, com a família."

Juraci Moreira
Sindicato do Comércio Varejista de Livros e Similares do Paraná
(41) 3224-7343/8411-8750

Compartilhe esta notícia no Facebook: