PautaSJP.com entrevista Sandro Setim

Blog Single
Na próxima semana a programação prevê a entrevista com o candidato Hélcio Bino do PV

Sandro Setim nasceu em São José dos Pinhais e começou na área empresarial com seu pai, o deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Setim, no frigorífico da família, o Argus. Ele é formado como técnico agrícola, e engenheiro civil com especialização em alimentos.
No setor público começou a trabalhar em 2002, na Prefeitura, sendo diretor de gabinete de Luiz Carlos Setim. Na atual gestão foi secretário de Urbanismo e da Indústria, Comércio e Turismo. Deste período ele destaca o desenvolvimento ordenado de São José dos Pinhais, por meio do Programa de Regularização de Edificações (PRE), a criação dos Parques de Convivência, o monitoramento e sincronismo dos semáforos, e a sinalização vertical e horizontal nas vias do município.
Em abril de 2007 Sandro Setim pediu seu desligamento da Prefeitura para ser o candidato a prefeito pelo partido Democrata, na coligação Por Uma São José Melhor, que reúne mais cinco legendas, sendo PTC, PHS, PRB, PSC, e PSL.
O candidato recebeu o PautaSJP.com no escritório político do deputado Setim. Entre as informações apontadas pelo candidato em dez perguntas do site, a ênfase para a necessidade de maior desenvolvimento da economia para gerar recursos às secretarias, a implantação de contra-turno escolar nas escolas municipais, e a sua saída, e do grupo político que representa, da atual gestão da Prefeitura.

1/10 PautaSJP.com - Qual o motivo de ser candidato a prefeito e o que gostaria de falar sobre o candidato a vice e partidos aliados?
Sandro Setim - Desde que comecei a trabalhar na Prefeitura sempre visitei os bairros da nossa cidade. Nos últimos meses, conversando com as pessoas, elas pediam a volta da administração Setim, mas também queriam que ele continuasse sendo deputado. Foram os são-joseenses que me indagavam por que eu não era candidato nesta eleição. Quero que o município volte a crescer e se desenvolver como aconteceu no período que Setim foi prefeito (1997-2004). Sobre o Toninho da Farmácia, foi vereador por oito anos e vice-prefeito na atual administração. Toninho conhece como ninguém a realidade dos nossos bairros. A atual administração não permitiu que ele realizasse o seu trabalho, que era para ser “O Prefeito dos Bairros”. A respeito dos partidos que estamos coligados, é um novo grupo que possuiu credibilidade, sabedoria e, juntos com o deputado federal Setim, sabemos que podemos realizar um excelente trabalho.

2/10 PautaSJP.com - Entre as áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Ambiente e Desenvolvimento Econômico, qual considera a de maior afinidade com o seu futuro governo, caso seja eleito, e cite uma idéia que iria melhorar o setor escolhido, entre estas cinco áreas?
SS - Todas as áreas sociais, econômicas e estruturais terão a atenção que merecem em nossa administração. Temos projetos para todos os setores que serão divulgados em momento oportuno. Digo com precisão que o maior problema hoje das famílias são-joseenses está na saúde publica. A saúde pública em São José dos Pinhais está doente e precisará de atenção especial da nossa administração. Uma das ações está no melhor gerenciamento dos 15% que são investidos anualmente nesta área. Vamos trabalhar para que o são-joseense na hora que precisar ir a uma Unidade de Saúde possa ter um atendimento digno e humano, feito por uma pessoa que tenha treinamento e que faça o seu trabalho com mais eficácia. Também melhoraremos a infra-estrutura das nossas unidades e contrataremos mais servidores, se for necessário.

3/10 PautaSJP.com - São José dos Pinhais possui milhares de pessoas que chegaram a cinco ou dez anos, como conquistar este eleitorado que conhece pouco da história política do município?
SS - Nestes 90 dias de campanha vamos mostrar a vontade que temos em trabalhar para o crescimento sustentável da nossa cidade e para a elevação da qualidade de vida das pessoas. Temos como visão de governo três metas: a racionalização do custo da máquina para melhorar investimentos; Planejamento Estratégico a curto, médio e longo prazo; e o Desenvolvimento Social com mais prosperidade e qualidade de vida. Queremos trabalhar para que os anseios e as expectativas das famílias sejam atendidas e superadas. Vale lembrar todo o desenvolvimento que São José dos Pinhais conquistou quando meu pai foi prefeito. Quero contar com o aconselhamento e a experiência dele para administrar os rumos que São José dos Pinhais precisará seguir. Sou um cidadão que deseja o melhor para a nossa cidade, o melhor para a família são-joseense.

4/10 PautaSJP.com - São José dos Pinhais é o terceiro município em arrecadação de ICMS do Estado, e o segundo exportador, atrás de Paranaguá. Qual projeto de governo para manter e aumentar a arrecadação e melhorar a infra-estrutura de transportes?
SS - Queremos que o nosso modal viário seja igual às artérias do nosso corpo humano. Se o fluxo sanguíneo estiver normalizado provavelmente o corpo estará sadio. Queremos que o tráfego nas ruas da nossa cidade estejam regularizados. Para isto vamos criar vias que ligam os bairros da nossa cidade, para que a passagem pelo centro só ocorram quando necessário, além da implantação de anéis viários, os corredores binários, a pavimentação de ruas voltará a acontecer em todo o município. Para aumentar a arrecadação não vamos aumentar o IPTU, vamos desenvolver uma política atrativa a novas empresas, qualificando profissionalmente as pessoas e aplicando os atuais recursos em ações que atendam as necessidades das empresas e dos são-joseenses.

5/10 PautaSJP.com – O senhor poderia resumir o plano de governo em poucas frases?
SS - Investiremos na qualificação das pessoas, preencheremos o tempo livre das pessoas com cursos, estimulo esportivo e desenvolvimento artístico. Na educação, prepararemos as crianças para a vida e para o mundo globalizado, além de implantarmos o contra-turno escolar. Na área econômica, ações de estímulo ao micro, pequeno e médio empresário, por meio de programas, incentivos e com a desburocratização da Prefeitura. Na agricultura, incentivo ao agricultor e a sua cadeia produtiva, bem como a criação de pólos gastronômicos na região rural. Vamos ampliar a segurança nos bairros, promover a troca de informações entre as polícias e ampliar o sistema de vigilância de câmeras.

6/10 PautaSJP.com - O que o recente crescimento de São José dos Pinhais trouxe de pior e melhor para a população?
SS - São José dos Pinhais vivia uma grave crise de desenvolvimento antes de 1997. Com a chegada da Renault, aliado a uma visão empresarial e estratégica de Setim, o nosso município conseguiu se desenvolver e se tornar uma das cidades de destaque no cenário nacional, com 2.500 obras, criação de eventos, descentralização das ações, estimulo esportivo, cultural, e grande desenvolvimento econômico. No sentido contrário, os últimos três anos não acompanharam as necessidades das pessoas e a presença pública não conseguiu soluções para os problemas da nossa cidade.

7/10 PautaSJP.com – O senhor foi secretário no atual mandato em cerca de três anos e meio. Os eleitores poderão atrelar a sua imagem à atual gestão?
SS - Nós imaginávamos que o atual prefeito iria manter o crescimento obtido entre 1997 e 2004. E quando o deputado Setim foi eleito com 54% dos votos, naquele momento da campanha, se constatou que a gestão municipal não atendia a expectativa da população. Passamos então a tentar a manutenção do grupo político e correção de rumos. Quando isso não foi mais possível, saímos para representar os interesses da comunidade.

8/10 PautaSJP.com – Uma pergunta técnica. O senhor sabe qual o número aproximado de usuários do transporte coletivo urbano de São José dos Pinhais? (Informação PautaSJP.com. Segundo a URBS, empresas Auto Viação São José, Sanjotur e Campo Alto Tijucas, entre 43 e 46 mil passageiros/dia).
SS - Acredito que são 60 mil passageiros ao dia. Neste setor existe o tráfego e o transporte, que necessitam de uma visão técnica. No caso de carros, a frota é de aproximadamente 101 mil carros, e outros veículos com placas de fora da cidade. Para integrar o transporte de carros e ônibus, é necessária a criação de um plano de circulação, com corredores exclusivos, criar binários e também trinários, com interseções de duas e três vias, além do desenvolvimento de um anel viário externo, com mais trincheiras e viadutos. E São José dos Pinhais, como Curitiba, deve buscar a passagem única de ônibus.

9/10 PautaSJP.com – O senhor comentou a importância do deputado federal Setim buscando projetos e recursos em Brasília, que possam ser realizados no governo municipal, então seria uma forma de “dobradinha” entre o Legislativo e Executivo?
SS - Isso vem acontecendo na atual gestão, que, por meio do deputado, conseguiu recursos na área de agricultura, verbas para o setor esportivo e para o Hospital São José. Existem projetos que ficaram da gestão Setim que não entraram em sintonia com a gestão Meyer. Portanto os projetos do deputado, que possam trazer um salto qualitativo para a cidade, serão um grande diferencial para os são-joseenses.

10/10 PautaSJP.com – O que o senhor gostaria de destacar ao final desta entrevista?
SS - Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - Ipardes, em 2020, São José dos Pinhais terá 431 mil habitantes em. É por isto que temos que planejar nosso município para o amanhã, trabalhando para atender as necessidades do presente. Precisamos planejar as nossas ações atendendo a demanda de crescimento. Temos que promover a qualidade de vida da nossa população. Os nossos filhos precisarão de uma cidade bem melhor e viver um presente de qualidade. É isto que queremos fazer, uma cidade melhor e preparada para o futuro.

Critérios das entrevistas com os candidatos
Toda terça-feira está agendada a publicação de matérias com as opiniões, planos de governo e outros assuntos dos possíveis administradores de uma cidade que é a terceira em arrecadação de ICMS do Estado. Os critérios do PautaSJP.com, com base na legislação eleitoral e do site, estão em matéria publicada no dia 30 de julho, no seguinte link: http://www.pautasjp.com/index.php?pagina=atualidades_noticias&id=195

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: