Mutirão oferece exames de próstata gratuitos em SJP 02-Jul-12

Homens acima de 40 anos devem fazer periodicamente a consulta


A quantidade de exames de próstata realizados no Brasil triplicou nos últimos anos, passando de um milhão em 2003 para três milhões em 2009, de acordo com o Ministério da Saúde. Para reforçar essa onda de conscientização, a Unidade de Saúde do Jardim Cristal, em São José dos Pinhais, realizou neste sábado (30) uma campanha envolvendo a Saúde do Homem, oferecendo exames de próstata.

Dois clínicos gerais e um urologista atenderam 36 homens. O clínico geral Marcel Omar Miguel foi quem teve a ideia de promover essa campanha. “É uma das metas que nós propomos cumprir. Muitos homens têm preconceito quanto ao exame de próstata e acabam deixando de se prevenir contra doenças graves”, informa Marcel.

“Nós desenvolvemos campanhas e palestras assertivas. Detectamos onde estão os maiores problemas e necessidades e aplicamos as ações”, destaca a coordenadora da Unidade de Saúde Cristal, Janete Rocio da Cruz Vieira.

Benedito Raimundo Cunha, de 44 anos, foi o primeiro a fazer o exame de próstata. “A saúde vem em primeiro lugar. Quis aproveitar a oportunidade de fazer o exame gratuitamente e me prevenir contra doenças graves”, comentou Benedito.

Os homens que têm acima de 40 anos devem fazer periodicamente o exame de próstata. “Quando realizamos o exame, procuramos também orientar esses homens quanto aos cuidados básicos que eles devem ter com a saúde”, diz o urologista Sung Bok Lli. Lembrando que aqueles que já possuem um histórico familiar de câncer devem fazer o exame a partir dos 35 anos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Pinhais