SJP recebe lote de vacinas contra gripe 20-Jul-12

Cerca de 34 mil pessoas foram vacinadas


Um lote de 3 mil vacinas contra a gripe, que inclui o vírus H1N1 (causador da gripe A), chegou a São José dos Pinhais através da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) nesta sexta-feira (20), destinadas à imunização dos chamados grupos de risco. Cerca de 34 mil pessoas já foram vacinadas no município.

Fazem parte dos grupos de risco crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes, profissionais de saúde, maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas. A partir da próxima semana, a faixa etária das crianças será estendida a maiores de 6 meses e menores de quatro anos de idade.

O aumento do número de casos e de óbitos em virtude da gripe A no país fez com que houvesse grande aumento da procura pela vacina neste ano. Em São José dos Pinhais até agora foram realizados 104 exames para verificar se o paciente adquiriu a gripe A, sendo que destes 77 deram negativo, 26 positivo e um está aguardando resultado.

No mês de junho ocorreram três mortes causadas pela doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes não haviam procurado atendimento médico, ou seja, não receberam a medicação contra a doença no momento adequado. Esses pacientes eram também portadores de outras doenças, o que agravou o quadro clínico.

A Prefeitura garantiu o abastecimento da medicação contra a gripe nas unidades de saúde 24 horas (Unidade do Afonso Pena e Unidade Pré-Hospital da Avenida Rui Barbosa), no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e também no sistema particular de saúde. Esta oferta de remédios, somada ao sucesso da campanha de vacinação que imunizou mais 90% do grupo de risco, reduziu bastante o número de casos ou a possibilidade de agravamento deles no município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta às pessoas que tiverem sintomas de gripe aguda que procurem as unidades básicas de saúde ou atendimento médico particular o quanto antes para receberem o medicamento. “Não precisa ser confirmado se é ou não gripe A para receber o remédio, pois ele é um antiviral que funciona para todos os vírus causados de gripe”, explica a diretora do Departamento de Promoção e Vigilância, Elaine Neves.

Prevenção
A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de manter hábitos de higiene que ajudam a diminuir a transmissão de diversas doenças, tais como:
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão; na falta de água corrente higienizar as mãos com álcool 70%.
• Lavar as mãos depois de tossir e/ou espirrar, usar o banheiro, tocar objetos de uso coletivo.
• Manter os ambientes bem ventilados, com as janelas abertas, em casa, no trabalho, nas escolas e nos ônibus.
• Quando tossir e espirrar cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o braço. Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos e toalhas.
• Em caso de qualquer sintoma da gripe, procurar o serviço de atendimento mais próximo da residência e consultar um médico.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais