1º relatório Fifa não inclui SJP para abrigar seleções na Copa do Mundo

Blog Single
São José dos Pinhais não faz parte da lista divulgada pela Fifa nesta semana como município sede de delegações que vão disputar a Copa do Mundo 2014. Dos 54 locais indicados pela Federação Internacional de Futebol, no Brasil, apenas quatro estão no Paraná. De acordo com o Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, uma relação final com novos nomes será divulgada após o sorteio das chaves de confronto das equipes, em 2013.

No Estado, foram indicados, em Curitiba, o Centro de Treinamento do Caju, do Clube Atlético Paranaense, e o Estádio Durival de Brito e Silva, do Paraná Clube. Em Cascavel, o Estádio Arnaldo Busato, e em Maringá o Estádio Willie Davis. Quanto aos hotéis, estão selecionados o hotel do CT do Atlético, mais o Hotel Slaviero. Em Cascavel, a hospedagem será no Hotel Deville Express e em Maringá no Hotel Deville.

A expectativa do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, é de que mais municípios paranaenses façam parte da relação. “As cidades ou clubes que não foram relacionados nesta primeira edição do catálogo poderão aparecer nas duas próximas edições, desde que cumpram os quesitos definidos pela Fifa”, afirmou o secretário, que acompanhou o anúncio no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Tecnicamente, os locais precisam atender a requisitos como curta distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio e proximidade do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos. A maior chance de São José dos Pinhais é hospedar e fornecer um campo como centro de treinamento. Os locais visitados pelo Comitê Organizador Local do Mundial são o Hotel Paraná Golf, na BR 376, que já hospedou a Seleção Brasileira em 2003, e precisa de algumas adequações, e o Estádio do Pinhão, no bairro Xingu, que precisaria de uma reforma total.

Entre os relacionados nesta primeira versão, a maioria está localizada na região Sudeste (30). O restante fica na região Sul (14), Norte (4), Centro-Oeste (4) e Nordeste (4). As duas novas versões atualizadas dos catálogos serão divulgadas no primeiro e no segundo semestre de 2013.

O COL recebeu 279 inscrições dos estados e inspecionou 244 locais, levando em conta mais de 100 detalhes técnicos nos campos e hotéis. No Paraná, as cidades de Londrina, Paranavaí, Paranaguá, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu também seguem no páreo.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: