Advogados doarão sangue em SJP dia 29/08

Blog Single
A campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” prioriza as classes profissionais para esta ação de mobilização social com base no calendário. A iniciativa em São José dos Pinhais terá a participação em agosto de advogados e corretores imobiliários. Após as comemorações ao Dia do Advogado, no último sábado, 11 de agosto, os advogados e quem trabalha na área Jurídica em geral, como no Fórum da cidade, são convidados a doarem sangue no ônibus do Hemepar dia 29 deste mês.

Com apoio da Subseção São José dos Pinhais, da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Paraná (OAB-PR), os profissionais da Advocacia do município fazem parte desta campanha do site PautaSJP.com, que acontece no estacionamento do Hospital Municipal São José dos Pinhais, dia 29 de agosto. O ônibus do Hemepar atende das 8h às 17h.

“Por quatro meses fui provedor do Hospital São José, período da municipalização da instituição de Saúde, e conheci de perto a importância das doações de sangue. Convidamos os advogados e que eles possam apoiar esta causa”, destaca o presidente da Subseção SJP, Dirceu Précoma.

Dia 27 de agosto é o Dia do Corretor Imobiliário e a classe também está convidada para a doação. De acordo com Manoel Pereira, coordenador da Câmara Setorial Imobiliária da Associação Comercial de SJP (Aciap), os corretores farão parte desta ação de responsabilidade social. “Os corretores darão exemplo de que é importante doar 30 minutos do nosso tempo para doar sangue e ajudar as pessoas”, enfatiza Manoel Pereira.

O ônibus do Hemepar tem como objetivo a doação de sangue de cerca de 100 pessoas no período de coleta. No dia 24 de julho, em São José dos Pinhais, apareceram apenas 59 doadores. A campanha ainda tem apoio da Associação Comercial (Aciap), clubes de Rotary da cidade e Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional.

Após 29 de agosto, vão participar os contadores, com base no Dia do Contador (22 de setembro). A delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) apoiará a mobilização em 26 de setembro. Em outubro, é a vez dos dentistas. O Dia do Dentista é 25 de outubro. O apoio é por meio da Regional São José dos Pinhais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que participará da doação dia 31 de outubro. Para 2013, será organizada uma campanha envolvendo São José dos Pinhais, Curitiba e outras cidades paranaenses, durante todos os meses do ano.


Programação:
11 de agosto é Dia do Advogado – Doação 29/08
27 de agosto é Dia do Corretor Imobiliário – Doação em 29/08
22 de setembro é Dia do Contador – Doação em 26/09
25 de outubro é Dia do Dentista – Doação em 31/10
Local estacionamento do Hospital Municipal São José dos Pinhais, Rua Paulino Siqueira Cortes, 2304 – centro. Horário das 8h às 17h.


Para doar
Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).


Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura.
Diarréia: aguardar 7 dias após a cura.
Durante a gravidez.
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada)
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).


Impedimentos definitivos
Hepatite viral após os 10 anos de idade.
Diabetes insulinodependente.
Epilepsia ou convulsão.
Hanseníase.
Doença renal crônica.
Antecedentes de Neoplasias (Câncer).
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame).
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas.
Uso de drogas injetáveis ilícitas.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: