Guerra eleitoral no Facebook A Vanguarda de SJP

Blog Single
[Atualizado às 18h30]

Com as definições das coligações eleitorais em julho, o Facebook passou a ter muitas postagens de candidatos, o que trouxe dúvida se a política deve fazer parte das mídias sociais. Internautas contra são apontados pelos internautas a favor como alienados que só publicam futilidades. Em um perfil do Facebook de São José dos Pinhais, com mais de mil membros, chamado A Vanguarda de São José dos Pinhais, as discussões políticas são o principal tema e os ataques pessoais parecem que estão liberados. Na polêmica mais recente, de um carro da Prefeitura de São José que estaria carregando material eleitoral, grupos defendem ou atacam os candidatos a prefeito Ivan Rodrigues e Luiz Setim.

Opiniões contra e a favor dos candidatos são escritas praticamente pelas mesmas pessoas, cerca de 30 internautas. Este pequeno grupo é bem influente e pode ser classificado como formador de opinião diretamente envolvido no processo eleitoral. De secretários e diretores municipais, passando por funcionários comissionados e concursados da Prefeitura e Câmara Municipal, a advogados que atuam diretamente nas campanhas, o fato é que pelo calor das discussões muito do que é teclado pode resultar em processos após as votações do dia 7 de outubro.

Para o especialista em internet, Maiko Pereira, formado em Sistemas da Informação, as postagens lembram o UFC, campeonato de artes marciais mistas em que rivais lutam dentro de um octógono. “Os candidatos a prefeito e vereador, e seus assessores políticos, devem avaliar muito bem o ônus e o bônus de se exporem nas mídias sociais. São ferramentas muito positivas, pois a população está cada vez mais critica sobre política. As postagens são uma maneira dos candidatos mostrarem suas ideias. Quanto ao embate de opiniões, creio que candidatos ganham e perdem votos”, fala Maiko Pereira.

O especialista acrescenta que os candidatos precisam ficar atentos o dia inteiro, pois o poder de propagação das informações é incalculável. “A internet tem uma grande força de espalhar noticias e, no caso de inverdades, a resposta não se propaga de forma tão rápida quanto a possíveis acusações. Os candidatos de São José dos Pinhais e de todo o mundo vão usar cada vez mais a internet, pois foi este canal de comunicação que elegeu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2008”, aponta Maiko Pereira.

Para o também especialista em internet, Elisson Miranda, os internautas nesta eleição estão mais atentos. “É mais rápido buscar informações dos candidatos na rede de computadores pois em poucos minutos os sites estão na tela do computador. A mídia digital é interessante porque reduz a impressão de papéis. Todos os eleitores deveriam se atualizar quanto as propostas e analisar com calma as discussões que surgem nas mídias sociais”, diz Elisson Miranda.


Coligações pregam paz e amor digital
O PautaSJP.com procurou as assessorias políticas das três grandes coligações, por meio das assessorias de imprensa, para saber qual o critério dos grupos partidários no uso da internet e redes sociais, quanto a valorização e defesa dos candidatos a prefeito diante de acusações.

Segundo a Coligação União Por São José, de Luiz Setim (PSDB/DEM/PSB/PTB/PP/PTdoB/PRP), a campanha terá a mesma posição ao longo do período eleitoral. ‘Nossa política será a mesma que o nosso candidato Setim definiu, vamos fazer uma campanha limpa. Não atacaremos. Nossas manifestações serão de defesa aos ataques feitos pelos nossos adversários’, comenta a nota.

De acordo com a Coligação Consolidar É Preciso, de Ivan Rodrigues (PSD/PRB/PDT/PT/PSL/PSC/PR/PRTB/PHS/PMN/PPL/PCdoB/PV), o site e as redes sociais do candidato baseiam-se na transparência das informações. Todas as dúvidas, sugestões e criticas são respondidas na própria fanpage ou por e-mail. As publicações com maior repercussão, até o momento, foram os encontros e reuniões do prefeito Ivan com as comunidades locais’, traz a nota.

A assessoria do candidato Rodrigo Rocha Loures (PMDB), na tarde de hoje (23), enviou o seguinte comunicado: 'a campanha Coligação São José – A Cidade que Sonhamos (PMDB-PV) é propositiva e aberta ao diálogo. Essa linha se estende aos nossos canais de mídias sociais, como o Facebook, o YouTube e o Twitter, e o site oficial da campanha. Entendemos a internet como um espaço democrático e aberto à participação irrestrita de pessoas, sejam elas simpatizantes ou não da nossa candidatura, o que permite a plena manifestação de opiniões contraditórias. Sempre que somos questionados sobre algum assunto específico, procuramos responder da forma mais breve e completa possível, mantendo nossos canais de comunicação tanto na internet quanto presenciais – como nas Rodas de Conversa – amplamente abertos à participação e questionamento dos eleitores', fala o texto.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: