PautaSJP.com entrevista Helcio Bino

Blog Single
Na próxima semana a programação prevê a última entrevista da série, com o candidato Zé do Baú, do PRTB

O Partido Verde (PV), uma das legendas mais novas da cidade, nesta eleição municipal lançou candidato próprio, sendo o empresário Helcio Bino. De acordo com o candidato, ele foi um dos fundadores do partido no município em 2002, e pretende mostrar que as ações políticas vão além da área ambiental, setor com o qual o PV ficou conhecido em todo o mundo. O empresário é o quarto candidato a ser entrevistado pelo PautaSJP.com. A conversa ocorreu na sede do comitê, na Rua Visconde do Rio Branco, centro da cidade. Na entrevista, Helcio Bino destacou que o grupo lançou candidato próprio e não se coligou com nenhuma legenda, para seguir os princípios institucionais do partido. Quanto a troca do candidato a vice, Marcelo Valverde, e entrada da empresária Mirian Stephanus, ele comentou que o planejamento de pré-campanha já previa a presença de uma mulher, para trazer um olhar feminino à administração pública.

1/10 PautaSJP.com - Qual o objetivo de ser candidato a prefeito e o que gostaria de comentar sobre o candidato a vice?
Helcio Bino - Sempre me preocupei com a história, a vida, a cultura, e com o rumo que a cidade estava tomando. Sempre fui crítico e nunca tive medo de falar a verdade, e observo que os políticos pouco fazem para o bem da cidade. Um dos principais objetivos do Partido Verde de São José dos Pinhais, através da minha candidatura, é fazer uma cidade saudável, para que o cidadão possa viver melhor e feliz. Neste ano de 2008, temos certeza, faremos a diferença. E essa diferença se faz presente com a candidata a vice, Mirian Stephanus uma mulher valorizada no município e que traz a sensibilidade feminina ao nosso projeto. Nesta campanha o partido não possui coligações, pois pretende ser fiel aos princípios partidários, como cuidar da vida e da nossa natureza.

2/10 PautaSJP.com - Entre as áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Ambiente e Desenvolvimento Econômico, qual considera a de maior afinidade com o seu futuro governo, caso seja eleito, e cite uma idéia que iria melhorar o setor escolhido, entre estas cinco áreas?
HB - Para nós todas as áreas são prioritárias. Entre os nossos projetos, na Educação defendemos a escola integral, e na Saúde a construção de um hospital infantil, que estará organizado em uma rede tecnológica, para os atendimentos nos postos de saúde, pronto socorro, na farmácia municipal, outros hospitais e escolas. O atendimento em vários setores será registrado por meio da criação do Cartão Cidadão São-Joseense. Na segurança pretendemos desenvolver a Guarda Comunitária, e a criação de posto de atendimento on-line para registro de boletim de ocorrência (B.O.), que funcione nos finais de semana. Também prevemos a abertura de uma Secretaria de Direitos Humanos, para dar suportes às outras pastas, e tendo como principal foco o morador da cidade. O Meio Ambiente, que é uma de nossas especialidades, precisa da implantação de parques, um destino correto do ICMS Ecológico, incentivo fiscal para agricultores e proprietários de Áreas Nativas e Preservadas, e reciclagens nos bairros.

3/10 PautaSJP.com - São José dos Pinhais possui milhares de pessoas que chegaram a cinco ou dez anos, como conquistar este eleitorado que conhece pouco da história política do município?
HB – Acredito que todos os municípios sofram problemas similares, nas áreas de saúde, transporte, segurança, educação, entre outros, e estes eleitores que escolheram São José dos Pinhais para morar, devem saber que o PV não está vendendo votos ou comprando. O que queremos são pessoas conscientes e com vontade de mudar o destino dessa cidade, afinal, se nós não cuidarmos, quem é que vai cuidar? Devemos ter políticos na administração que saibam como unir as comunidades e a preservação, garantindo assim qualidade de vida para nossos filhos e netos.

4/10 PautaSJP.com - Qual projeto de governo para manter e aumentar a arrecadação de ICMS e melhorar a infra-estrutura de transportes?
HB - Temos vários projetos para aumentar a arrecadação, como a formalização de Centros de Comercialização, como se fossem pequenos CEASAS; estimular e apoiar o surgimento e o fortalecimento de pequenas e médias empresas agroindustriais, com capacidade para atuar no mercado regional e nacional, visando o crescimento da geração de emprego e renda, bem como elevar a oferta de produtos; integrar o turismo rural na agricultura familiar, para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades turísticas pelos agricultores; e incentivo e treinamento da agricultura orgânica. No caso de infra-estrutura de transporte, ela precisa ser revista, e um de nossos projetos é o micro-ônibus exclusivo nos bairros, para deslocamento rápido, com tarifa baixa de R$ 0,50 a R$ 0,80 centavos; a organização de um terminal interligado, onde se gasta apenas uma passagem; construção de trincheiras, pois não se consegue atravessar as Rodovias, como a BR 376 e os contornos. Também temos o projeto Viva Melhor e Viva Com Bike, onde a idéia é que o ciclista use a bicicleta como transporte público em ciclovias, para ir trabalhar; e melhorar a sinalização e visualização dos nomes das ruas e bairros da cidade.

5/10 PautaSJP.com – O senhor poderia resumir o plano de governo em poucas frases?
HB - Nosso Plano de Governo está praticamente pronto. A finalidade é melhorar a qualidade de vida do são-joseense, e ter uma visão ampla e global. O plano foi elaborado com participação das comunidades, ouvindo-as em seus bairros, pois não ficamos sentados atrás de mesas.

6/10 PautaSJP.com - O que o recente crescimento de São José dos Pinhais trouxe de pior e melhor para a população?
HB - De melhor foi a expansão da área industrial com abertura de varias frentes de trabalho, que nem sempre são preenchidas com os nossos trabalhadores. Aconteceu uma maior arrecadação municipal, mas, em contra partida, veio junto, a explosão demográfica, problemas urbanos e a falta de segurança. São José dos Pinhais não estava preparada para atender tamanha demanda, então faltou escola, postos de saúde, creches, e principalmente infra-estrutura. Temos hoje, vários bolsões de pobreza esquecidos, bairros com esgoto a céu aberto, com animais peçonhentos, entupimento de rede de saneamento e enchentes em córregos. Um total desrespeito com a vida humana, a cidade e nosso planeta.

7/10 PautaSJP.com – No início da campanha surgiram informações que a idéia do partido era um trabalho de 20 anos para fortalecimento da legenda. Não é contraditório entrar numa disputa sem perspectiva de ganhar a atual disputa eleitoral?
HB – Quando fundamos o Partido Verde em 2002 havia um projeto para que em 20 anos tivéssemos um prefeito. Ajudei a criar o partido na cidade com um grupo preocupado em unir a política com as comunidades. Percebemos que São José dos Pinhais pedia um novo grupo e nova consciência, preocupado realmente com o rumo e o crescimento que o município estava tomando. Por isso, eu, Helcio Bino, sou candidato a prefeito, concretizando um sonho antigo de todos. E queremos estar muito mais que 20 anos na cidade, e queremos inclusive estar mais de 43 anos na cidade, o número que representa a nossa legenda, pois o município merece ser governado pelo Partido Verde. São José dos Pinhais deve ter planejamento com prazos definidos e executados no tempo previsto.

8/10 PautaSJP.com – Uma pergunta técnica. O senhor sabe em que ano São José dos Pinhais ultrapassou Curitiba em exportações e qual a classificação da cidade são-joseense entre os principais exportadores do Estado? (Informação PautaSJP.com, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, São José dos Pinhais aparece à frente de Curitiba nas exportações desde o fim de 2007, sendo o segundo exportador do Estado, atrás apenas de Paranaguá).
HB - Não tinha conhecimento desta informação, mas São José dos Pinhais tem um grande volume de exportação devido a indústria automotiva. Eu sei que existem algumas empresas locais que exportam a partir de outros segmentos, como o madeireiro, no caso da Comporta, e a Medeireira Bianchini, e com o nosso governo, com certeza, outras empresas vão crescer, e não só apenas do mercado de automóveis.

9/10 PautaSJP.com – Por que houve a troca do candidato a vice após o início da campanha, e o ex-candidato a vice, Marcelo Valverde, continua no grupo?
HB – Antes de começar a campanha já tínhamos a idéia de ter uma mulher como vice, até porque a Mirian Stephanus era a suplente como vice na legenda. E esta parceria é muito valorizada pelo partido, pois acreditamos no equilíbrio do trabalho entre o homem e a mulher. Quanto ao ex-candidato a vice, ele alegou motivos pessoais e não está mais na campanha.

10/10 PautaSJP.com – O que o senhor gostaria de destacar ao final desta entrevista?
HB - Uma cidade é vista como um organismo vivo e complexo, que respira, cresce e muda constantemente. Por isso necessitamos de políticos que percebam a real necessidade de São Jose dos Pinhais. A cada quatro anos é dada a oportunidade para o eleitor decidir e escolher o melhor para o município. Quando não fazemos a escolha certa, o tempo demora a passar. Com a ajuda de todos, temos a certeza que iremos fazer com que os moradores tenham mais qualidade de vida, garantindo assim um futuro melhor para nossos filhos. Escolha um grupo que tem um ideal e um plano de governo, aperte verde, confirme verde, vote 43.


Critérios das entrevistas com os candidatos
Toda terça-feira está agendada a publicação de matérias com as opiniões, planos de governo e outros assuntos dos possíveis administradores de uma cidade que é a terceira em arrecadação de ICMS do Estado. Os critérios do PautaSJP.com, com base na legislação eleitoral e do site, estão em matéria publicada no dia 30 de julho, no seguinte link: http://www.pautasjp.com/index.php?pagina=atualidades_noticias&id=195

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: