2º. Festival Literário de SJP trará autores de renome nacional e livros baratos

Blog Single
Em São José dos Pinhais, os preparativos para a 2ª edição do Flijo, o Festival Literário de São José dos Pinhais estão a todo vapor. Marcado para acontecer entre os dias 5 e 10 de novembro, o festival terá como principais atrativos a presença de nomes nacionais da literatura infanto-juvenil como o escritor Pedro Bandeira, que retorna ao festival, Flávio de Souza, criador de séries de TV como “Castelo Rá-tim-bum” e “Mundo da Lua”, Paula Pimenta, uma revelação nacional, entre outros.

Além da entrada gratuita e presença dos autores em palestras, o Flijo trará, assim como na primeira edição, um atrativo para os visitantes que é a venda de livros a partir de R$1, em uma ação de incentivo à leitura para todas as idades. Christian Bundt, secretário municipal de Cultura, cuja pasta é responsável pela organização do evento, explica a importância da programação popular e de livros com preços acessíveis. “Queremos popularizar o livro e formar novos leitores, além de inserir São José dos Pinhais no cenário nacional de lançamentos editoriais”, completa.

Márcia Kupstas, uma das autoras convidadas para o evento, mostra-se bastante animada. “Eu gosto muito desse contato com o público. Completando quase 30 anos de carreira, acho que o resultado desses festivais é fantástico, principalmente quando o escritor chega para completar um trabalho já feito. Tenho certeza de que o Flijo será um trabalho sério e quero muito matar a curiosidade da molecada”, comenta. Márcia é uma autora de reconhecido talento na área da literatura juvenil, com mais de 80 títulos publicados entre eles O Primeiro Beijo; Eu Te Gosto, Você Me Gosta; Madra Madrinha; Sapo de Estimação.

Uma das novidades na edição de 2012 do Flijo é que os alunos de escolas públicas cuja visita for agendada para o festival serão presenteados com um vale-livro, um incentivo para que as crianças voltem para casa levando algo do evento. “Nós já distribuímos 4 mil vales para os alunos e os professores também devem receber cerca de 500 vales”, afirma a bibliotecária Monique Martins, uma das responsáveis pela organização do Flijo. A distribuição do vale foi proporcionada pelo Instituto Renault, patrocinador do evento.

Os alunos da rede municipal de ensino também serão protagonistas no Flijo, tanto mostrando seus trabalhos quanto na escolha dos autores. “Os resultados do projeto Leitura na Escola, que visa fomentar o gosto pela leitura nas crianças, serão apresentados por algumas escolas durante o festival, e as escolas sugeriram nomes de autores que estão sendo estudados. Assim os alunos terão participação ativa, pois já conhecem as obras”, detalha Eliane Vitkovski, diretora do departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

A mostra com todos os trabalhos das escolas acontece no dia 28 de outubro, no Parque São José dos Pinhais. A estrutura para receber o evento está montada na Praça 8 de Janeiro, em frente à Catedral. A entrada é franca para todas as atividades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: