SAMU de SJP questiona inclusão em lista do Ministério da Saúde

Blog Single
[Atualizado 15h]

Em 08 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou lista de 76 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU), entregues para 71 cidades em 2010, que não estariam sendo utilizadas para atendimento ou serviriam de transporte de pacientes entre hospitais. O apontamento, pelo governo federal, pode levar ao descredenciamento do serviço, bancado 50% pelo ministério e com a contrapartida entre municípios e governos estaduais. O PautaSJP.com entrevistou a diretoria do SAMU em São José dos Pinhais que questiona a citação da cidade na relação, pois seriam mais de mil atendimentos por ano nas seis ambulâncias, com mais de 100 profissionais, como médicos e enfermeiros, que trabalham na Unidade Pré-Hospitalar da Avenida Rui Barbosa.

O SAMU de São José dos Pinhais pediu informações ao diretor de Políticas de Urgências e Emergências da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, que está organizando um relatório para o Ministério da Saúde. A prestação de contas ainda trata das 16 ambulâncias que estão em processo de habilitação, instaladas nas grandes cidades e que atendem também as regionais, como no recém-implantado SAMU regional do Sudoeste/Pato Branco.

Em 2010, São José dos Pinhais recebeu duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. O SAMU de São José dos Pinhais também atende as cidades de Tijucas do Sul e Agudos do Sul.

Enquanto o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) atua principalmente com questões de trânsito, o SAMU, por meio do número 192, trabalha com atendimento de grávidas em processo de parto, pessoas que tenham infartado, chamadas de afogamentos, entre outros casos.


Lista governo do Paraná
O PautaSJP.com recebeu hoje (14) do SAMU de São José dos Pinhais uma lista do governo do Estado com 65 ambulâncias, de 53 municípios, cujos veículos ainda estariam sendo enquadrados no processo de regionalização do serviço, iniciado em 2010. São José dos Pinhais está fora da relação atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: