Prefeitura de SJP reforça cuidados contra a dengue

Blog Single
A Prefeitura de São José dos Pinhais atendeu pedido do governo do Estado e publicou informações em seu site sobre algumas dicas contra a dengue. Apesar do município não ter caso confirmado da doença – por enquanto o Paraná apresenta confirmações em cidades pequenas e do interior -, São José dos Pinhais propaga a importância da prevenção.

Ontem (20), a Secretaria de Estado da Saúde reuniu gestores, médicos e técnicos de cinco regionais para discutir o fluxo de atendimento aos pacientes. Foram definidas estratégias para as cidades que apresentam maior ocorrência de casos, evitando que pacientes com quadros leves evoluam para situações mais graves.

“A doença é rápida, por isso queremos identificar os casos mais cedo, possibilitando tratamento adequado já na unidade básica de saúde”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Os sintomas, como febre alta, dor abdominal, cansaço, dor no corpo, enjôo e dor nas articulações, devem ser imediatamente notificados e tratados como suspeitos de dengue. Essa primeira triagem também deve levar em conta o histórico do paciente, sobretudo a situação epidemiológica da região onde a pessoa mora e trabalha.

De acordo com dados da Sala de Situação da Dengue, dos 4.221 casos confirmados de agosto de 2012 até agora, oito evoluíram para a forma grave da doença e duas pessoas morreram. Analisando os prontuários clínicos, verificou-se que a maioria dos casos estava relacionada à procura tardia de atendimento médico ou a pré-existência de doenças crônicas.

Seis mortes estão sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde. Os resultados dos exames e da investigação serão informados na segunda-feira (25/02) com o boletim semanal da dengue.

PautaSJP.com e informações do governo do Estado

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: