Teatro Sesi/PR em SJP inicia programação 2013

Blog Single
A partir do dia 19 de março, São José dos Pinhais vai contar com uma nova programação cultural, o Teatro Sesi, localizado no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia. A iniciativa é uma realização do Sesi/PR em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, para promover e incentivar a cultura local.

“O investimento nesse novo espaço cultural na cidade de São José dos Pinhais segue a política do Sesi/PR em incentivar a cultura nas suas mais diversas formas por todo o Estado. Nesse sentido, o Teatro Sesi oferecerá uma programação mensal durante todo o ano, com apresentações de teatro, música, cinema e literatura”, afirma a gerente da área de cultura do Sesi/PR, Anna Zétola.

“É um início do despertar na comunidade a cultura de ir ao teatro em São José dos Pinhais. As programações locais, regionais e atrações nacionais vão motivar as famílias a irem ao teatro sem precisar sair da cidade”, declara o secretário de Cultura de são José dos Pinhais, Amarildo Rosa.

A programação da semana de inauguração inclui apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, sessão de cinema, show com a banda Apanhador Só - indicada como uma das 10 melhores bandas de 2012 pela MTV e ganhadora por dois anos consecutivos do Prêmio Açorianos de Música 2010 e 2011 –, e shows com o cantor e compositor Gabriel Satter, filho do violeiro Almir Sater.


História
O primeiro teatro de São José dos Pinhais foi o Teatro Municipal Iguaçu, inaugurado em outubro de 1980, pelo Prefeito Moacir Piovesan, junto com o Centro de Vivência de São José dos Pinhais João Senegaglia, prédio do industrial de mesmo nome que montou sua fábrica naquele lugar em 1905. A peça “Como sobreviver ao Matrimônio” abriu oficialmente o Teatro Iguaçu.

De 1994 a 1998, o teatro esteve desativado para reformas e foi reinaugurado em 15 de março de 1999 pelo Prefeito Luiz Carlos Setim como Teatro de Bolso Iguaçu. Do final do ano de 2009 a 2012, permaneceu novamente desativado.

Hoje, parte da estrutura que pertencia ao Teatro Iguaçu foi retomada ao projeto original e integra parte do Teatro do Sesi, que entra para a história do município como segundo teatro de São José dos Pinhais.


Mais ações
Amarildo explica que a parceria com o Sesi, que reformou a esquina do complexo João Senegaglia, é o começo de um grande projeto de restauração de todo o prédio – que é tombado pelo Patrimônio Histórico.

“A Secretaria Municipal Cultura pretende reformar todo o complexo. Já para este ano uma parte será reformada para abrigar a própria Secretaria de Cultura que hoje funciona em um prédio alugado”, informa o secretário Amarildo.


Programação da semana de inauguração do Teatro Sesi São José dos Pinhais
20/03, às 20h – Banda Marcial de São José dos Pinhais
21/03, às 20h – Sessão Pipoca – Filme: “Familia”, de León de Aranoa
22/03, às 20h – Show com Apanhador Só
23/03, às 20h – Show com Gabriel Satter
24/03, às 19h – Show com Gabriel Satter

O Teatro Sesi fica no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia (Rua XV de Novembro, esquina com Av. Rui Barbosa)
Entrada: ingresso beneficente (R$ 5,00), com venda a partir das 15h, no local. Não se aceita cheque ou cartão como forma de pagamento. Classificação livre.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais
Secretaria de Comunicação Social
3381-6884 / 3381-6885
Mary Hellen 9115-6547
Rodrigo Ferraz 9941-8797

Compartilhe esta notícia no Facebook: