Bailarinos de SJP são selecionados em Festival Internacional

Blog Single
A Glissade é uma companhia de dança contemporânea que representará São José dos Pinhais em uma competição internacional, o Festival de Dança de Portugal. A bailarina Bruna Santos, de 17 anos, é uma das selecionadas. Apaixonada pela dança, agora ela vive um momento inesquecível e importante em sua carreira. Além dela, os bailarinos Maria Carolina Santos e Rubens Jackson Vital também foram selecionados para participar do 15º Norte Festival Dança Viana, que será realizado de 16 a 19 de maio em Portugal, no Porto.

Em sua 15ª edição, o Norte Festival Dança Viana recebe dançarinos vindos de vários pontos do país e estrangeiros para apresentarem coreografias em jazz, danças de rua (hip-hop, funky etc.), danças populares, sapateado, clássica, contemporânea e acrobática.

O convite para a Cia de Dança Glissade foi confirmado após envio de vídeos de coreografias para a seletiva do festival. As filmagens selecionadas foram Lei, e Memórias em Mim, um trio e um duo, respectivamente. A coreografia que tem a participação dos bailarinos selecionados foi inspirada no livro "A cidade do sol". Já no duo Memórias em Mim dançam Bruna e Maria Carolina. Essa, inspirada no livro "Memórias de uma Gueixa".


Apresentação no Teatro Sesi SJP
Mas para que este sonho se realize, são necessários subsídios para aquisição de passagens aéreas, alimentação e hospedagem. Como o prazo é curto entre o resultado e a aprovação, não foi possível conseguir contribuição através de leis de incentivo, editais ou apoio do município.

“A meta é arrecadar R$ 20 mil e uma grande ação vem sendo realizada nas redes sociais”, conta Bruna, que começou a dançar com apenas 12 anos de idade, no bairro Borda do Campo, onde mora. “Na época, participava de projetos oferecidos pela Prefeitura”, lembra a bailarina, que tem a dança como um objetivo de vida. “Quero cursar a Faculdade de Artes do Paraná e no futuro dar aulas”, projeta Bruna Santos.

“Como o montante a ser arrecadado é bastante alto, toda ajuda se torna bem vinda”, destaca Thamy Maia, diretora artística da Cia de Dança Glissade. “Queremos muito marcar São José dos Pinhais com este feito histórico e acreditamos que é possível”, finaliza Thamy Maia. A Glissade está levantando fundos com apoiadores e organizará hoje (01) um espetáculo, onde a arrecadação será revertida para os custos da viagem.

As coreografias aprovadas para o Festival de Dança de Portugal terão duas sessões no dia 01 de maio, no Teatro do Sesi em São José dos Pinhais, uma às 17h e outra às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e poderão ser comprados na secretaria do estúdio, na Avenida Rui Barbosa 8851, centro da cidade. O Teatro Sesi fica na Rua XV de Novembro, 1800 (esquina com Avenida Rui Barbosa). Informações: 3398-4100. Empresas ou interessados em geral podem contribuir e entrar em contato com a Glissade. Informações (41) 3081-8258 ou 8484-7270.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: