Exposição “20 anos de Jornalismo em Pauta” atinge mais de 1 milhão de público alvo

Blog Single
Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a Exposição “20 anos de Jornalismo em Pauta”, que ficou em cartaz entre os dias 15 e 26 de maio no Shopping São José. A mostra trouxe imagens sobre a carreira do jornalista Marcos Rosa Filho, que dedicou duas décadas de sua vida profissional para cobrir os principais fatos da cidade. Na oportunidade foram expostas reportagens especiais publicadas por ele no site PautaSJP.com, agência de notícias pioneira na divulgação de pautas exclusivamente de São José dos Pinhais. Com os canais de comunicação e programas parceiros, como rádios, TVs, jornais, painel digital e internet, a estimativa de alcance da ação é de mais de 1 milhão de público alvo.

Marcos conta que ficou satisfeito com a receptividade do público que visitou a exposição. “Acho que cumpri meu papel como jornalista, porque muitas pessoas vieram me procurar para agradecer e dizer que alguns dos problemas mostrados nas reportagens ainda existem. O importante é que questões tão sérias não caiam no esquecimento e esta é a missão de um jornalista”, conta.


Outros projetos
O trabalho de Marcos Rosa Filho não termina com o fim da exposição. Além de administrar e abastecer o PautaSJP.com, ele segue tocando projetos que vão além do jornalismo tradicional. No ano passado, enquanto produzia uma reportagem sobre o déficit nos bancos de sangue, ele percebeu que o número de doadores em São José estava muito abaixo do esperado. Para tentar solucionar o problema Marcos decidiu agir.

“Uma vez por mês o ônibus do Hemepar vem até o hospital local para coletar doações e poucas pessoas ajudavam. Então decidi auxiliar na divulgação criando uma campanha. Procurei empresas parceiras e distribuímos cartazes pela cidade”, explica.
A ideia deu certo e após o início da campanha “Faça o seu dia, mais um para alguém” o número de doações no município aumentou em 25%. “Não cabe ao jornalista se envolver emocionalmente com a notícia, mas no caso das doações de sangue eu percebi que o problema era a falta de informação das pessoas, por isso decidi liderar a mobilização”, diz Marcos.

Ao longo de sua carreira ele tratou de diversos assuntos e uma das questões que são pauta frequente de suas reportagens é o trânsito. Após uma pesquisa, Marcos levantou que existem apenas 18 quilômetros de ciclovias em São José dos Pinhais, o que impede que o uso da bicicleta seja uma alternativa segura para os cidadãos locais.

“Depois de uma conversa com os coordenadores do Projeto Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná, nasceu a ideia de criarmos no município o 1º Desafio Intermodal da Região Metropolitana. Minha intenção com isso é obter mais informações sobre o trânsito, provocar o debate e contribuir com a discussão quanto aos meios alternativos de mobilidade”, explica.

Após tantos anos de trabalho e dedicação, Marcos se sente orgulhoso de suas conquistas e promete continuar atuando ativamente no município. “Acredito que da minha maneira tenho contribuído para a melhoria da cidade, cumprindo a missão como jornalista. Quero continuar fazendo esse trabalho de levar a público os problemas que afetam São José dos Pinhais por mais duas décadas\", projeta o jornalista.

\"A exposição será montada em outros locais, conforme convites que tivemos aqui no Shopping São José”, finaliza Marcos Rosa Filho.

Jornalista Jaqueline Gluck - Savannah Ações em Comunicação

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: