Governo do Paraná se posiciona perante protestos

Blog Single
Após as manifestações e protestos em Curitiba, as passeatas contra o alto custo da passagem de ônibus e de vida em geral, e contra a corrupção, se espalharam por outras cidades paranaenses. Ontem (18), foi a vez de Maringá e outros municípios do interior. Em São José dos Pinhais, por meio das mídias sociais, o movimento está marcado para sábado (22), às 15h, na Rua XV de Novembro, no monumento da Caixa de Água. Também ontem, o governador do Estado, Beto Richa, se pronunciou favorável aos protestos.

“Apoio as manifestações públicas em prol dos interesses da população, mas que os atos de vandalismo registrados na última segunda-feira, contra o Palácio Iguaçu, merecem repúdio pois não representaram a vontade da maioria das pessoas”, disse Beto Richa.

O governador ainda falou que as passeatas em outras cidades do Estado e do País tem todo o apoio e reconhecimento do governo estadual. “Foi como uma panela de pressão que explodiu. Dentro continha muitas insatisfações da população, acumuladas ao longo dos últimos anos”, destacou Richa.

A Polícia Militar investiga fotografias e filmagens registradas durante a manifestação de cerca de 10 mil participantes em Curitiba e a tentativa de invasão do Palácio. Policiais do serviço velado, à paisana, acompanharam e monitoraram as ações durante o ato. “A polícia atuou para garantir a ordem e a segurança das pessoas e do patrimônio público. Quem praticou vandalismo será identificado e enquadrado no Código Penal”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques.

Yuri Sfair, 26 anos, Ricardo Lacerda Franzen, 20 anos, Vinícius Maschio, também de 20 anos, e Alexandre Henrique Tostes Santana, 37 anos, foram autuados por crime contra o patrimônio público. Cristian Nelson do Nascimento, 19 anos, Weslen dos Santos Camargo, da mesma idade, e Pedro Henrique Ribeiro Barbosa, 29 anos, foram levados para a delegacia, assinaram termo circunstanciado por desacato e foram liberados.


Pelo País
A mobilização de mais de 200 mil pessoas ganhou as ruas de 11 capitais do Brasil na última segunda (17). Um dia depois, cinco municípios anunciaram redução no valor da passagem: Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) e Recife (PE).


PautaSJP.com e informações do governo do Estado

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: