Danny Glover participa de assembleia dos metalúrgicos em SJP

Blog Single
O ator hollywoodiano de filmes de sucesso como Máquina Mortifera e A Cor Púrpura, Danny Glover, esteve em São José dos Pinhais hoje (28) à tarde em uma assembleia dos trabalhadores da montadora Renault, que também é responsável pelos veículos da marca Nissan. A visita do ator faz parte do intercâmbio entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e a United Auto Workes (UAW), entidade que representa os trabalhadores metalúrgicos os Estados Unidos (EUA). Danny Glover é um dos ativistas, entre os artistas norte-americanos, que se envolve em ações sindicais e está no Brasil participando de encontros da categoria.

Glover ajudou a propagar a implantação de representação sindical na indústria Nissan, situada em Canton, estado do Mississipi. Nos EUA, ao contrário do Brasil, a representação não é obrigatória em vários estados, como no Mississipi.

Quando perguntado sobre a mobilização dos metalúrgicos da Nissan norte-americana, o ator fala com orgulho: \\\"De todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Partir de um lugar que era um campo de batalha importante do movimento dos direitos civis, para agora ser um centro de luta pelos direitos dos trabalhadores globais, é significativo\\\", diz Danny Glover.

“Este é um momento importante para os companheiros da Nissan do Mississipi. É a hora de intensificar a mobilização. Além de envolver sociedade, lideranças políticas e ativistas é preciso alertar trabalhadores do mundo inteiro, principalmente a classe trabalhadora brasileira, que é referencia mundial na luta por melhores condições de trabalho”, alerta o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Em 2010, Glover foi preso ao apoiar protesto de trabalhadores da rede de restaurantes Sodexho, na cidade de Maryland. Sua esposa, Eliane Cavalleiro, é brasileira nascida em São Paulo.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: