“Caça talentos” palestra sobre sucessão empresarial familiar

Blog Single
Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) realizou ontem (03), no Hotel Howard Johnson, palestra com o especialista em carreiras Bernt Entschev. O headhunter (caça talentos) mais conhecido do Estado é colunista do programa Bom Dia Paraná (RPC-TV), entre outras mídias, e fez uma explanação intitulada “Os desafios da sucessão empresarial familiar”. São José, como outras cidades, cresceu economicamente, então veio a concorrência e muitas empresas quando foram fazer a transição de comando, entre as famílias, tiveram sucesso, foram compradas ou faliram.

“Basicamente, existem as empresas familiares que buscam o sustento das diferentes gerações e as famílias empresárias, que procuram a competição perante o mercado, o lucro, e colocam as decisões à frente dos interesses particulares”, aponta Bernt Entschev. “Temos grandes empresas em que, devido a uma questão de idade, vários donos não vão participar do segundo processo de sucessão, porque ele acontecerá daqui a 50 anos, tal o comprometimento com a transição”, avalia o headhunter.

O especialista também destaca que a chefia nas famílias empresárias contempla os parentes mais capacitados, porém, se o perfil não for encontrado, então é imprescindível a contratação do executivo.

“O País possui executivos que são extremamente valorizados não só no Brasil como no exterior. Porém, não é uma relação simples, pois cabe ao executivo trabalhar para a empresa e não para os interesses dos familiares”, conclui Bernt Entschev.

O presidente da Aciap, Adriano Derinievicz, enfatiza a necessidade de investimento na gestão dos futuros líderes empresariais. “Nas indústrias, lojas, escritórios em geral, seja em uma grande ou pequena atividade comercial, o investimento em quem vai comandar a empresa é crucial”, comenta Adriano Derinievicz.

Mais informações sobre consultoria em gestão no site www.debernt.com.br.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: