Começa hoje às 17h Exposição de Fotojornalismo de SJP

Blog Single
Hoje (25), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, será aberta a primeira exposição de Fotojornalismo em São José dos Pinhais, intitulada São José em Foco, com a participação de seis jornalistas diplomados do município e dois fotógrafos da cidade. O PautaSJP.com, por meio do jornalista Marcos Rosa Filho, participa da mostra com três imagens, que trazem o conceito do Fotojornalismo.

“Ao contrário das fotos artísticas, as imagens de Fotojornalismo não necessariamente receberão elogios como belas fotografias. Devem cumprir o objetivo de contextualizar as notícias quanto ao local, tempo e personagens. As fotos que alcançam o status de falarem por si são o grande desafio, ou seja, aquelas que não precisam de legenda”, aponta Marcos Rosa.
Serão montados 20 painéis de vidro com 18 imagens também dos jornalistas Antonio Bobrowec, Bárbara Lobo, Mauren Lucrecia, Tânia Jeferson e Roberto Dziura, e ainda dos fotógrafos Elisson Miranda e Evinha Britto.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, via a Secretaria de Cultura, com o apoio do Legislativo Municipal. O lançamento do evento às 17h, no Plenarinho da Câmara, será mediado pelo fotógrafo Roberto Pitella, em uma rodada de conversa sobre o processo de criação, a linguagem e técnicas fotográficas. A exposição faz parte do calendário de atividades da "Virada Cultural" e permanecerá aberta para a visitação pública até 25 de novembro.

A seleção das fotografias foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura formada pelo chefe de divisão de Artes Plásticas e Literatura, Roberto Machnievscz, o fotógrafo e funcionário público, João Fernandes Alves Neto e a curadora Katia Velo. “A exposição irá mostrar novos olhares, perspectivas e temáticas da cidade e não apenas os pontos turísticos”, destaca Roberto Machnievscz.

João Fernandes que é fotógrafo profissional enfatiza a relevância de incentivar, valorizar e implementar a figura do fotógrafo “Apesar das facilidades de se fotografar atualmente e de toda a tecnologia, os principais ingredientes de uma fotografia ainda são o olhar, a mente e o coração em um mesmo campo visual.”

Para a artista plástica e curadora da exposição, Katia Velo, o mais importante foi estabelecer uma leitura para os visitantes “Estabelecemos uma leitura focando nas imagens, assim o espectador também será ‘seduzido’ a ver todas as fotografias”, afirma Katia Velo.

O secretário de Cultura, Amarildo Rosa, comenta da diversidade das linguagens culturais é um dos aspectos relevantes da sua gestão, “A arte não é só pintura, escultura ou fotografia, arte é a união de todas estas e outras manifestações artísticas. As artes visuais ganham força e expressividade quando apresentadas em todas as suas formas”, pontua Amarildo Rosa.

Os participantes da exposição são fotógrafos e/ou jornalistas nascidos, residentes ou que trabalhem em São José dos Pinhais. Temas como religião, manifestações populares, folclore, catástrofes naturais, greves entre outros, estarão presentes na exposição que contará com a participação de oito profissionais: Antonio Bobrowec, Bárbara Lobo, Elisson Miranda, Evinha Britto, Mauren Lucrecia, Marcos Rosa Filho, Tânia Jeferson e Roberto Dziura. Maiores informações, abaixo:


Profissionais
Antonio Bobrowec, natural de São José dos Pinhais. Formado bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pelas faculdades PUCPR e Eseei. Atuou como fotojornalista e repórter nos jornais A Folha, de Quitandinha (PR), Correio de Notícias, São José dos Pinhais e no site são-joseense GuiaSJP.com. É proprietário do jornal Espaço Público e da revista Pública, onde coloca com frequência notícias e fotos de São José dos Pinhais e do cotidiano são-joseense.

Bárbara Lobo é nascida em Bela Vista do Paraíso/PR, mas cresceu na pequena cidade de Primeiro de Maio/PR, região de Londrina. Mudou-se para São José dos Pinhais em 2004 acompanhada da família que veio trabalhar na cidade. Formada bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela faculdade PUCPR no final de 2011. Já trabalhou na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais, passou pelo Jornal União em Campina Grande do Sul e pelo portal de notícias PautaSJP.com. Atualmente busca se aperfeiçoar na fotografia e novos desafios no Jornalismo e tem estudado para concursos públicos na área.
Elisson Andretta Miranda, natural de São José dos Pinhais, formado em Tecnologia e Comunicação em Internet pela faculdade OPET em 2005. Sócio das empresas POW internet e Portal Foto e Vídeo, realiza trabalhos na área audiovisual para diversas empresas e consultoria de Marketing on-line. Foi premiado e recebeu menções honrosas no concurso fotográfico Sebastião Côrtes em 2010 e 2012.

Evinha Britto, natural de Caxias do Sul-RS, filha de fotógrafos. Reside e possui estúdio fotográfico em São José dos Pinhais. Profissional no ramo da fotografia há mais de 15 anos registrando momentos e acontecimentos inesquecíveis, como eventos empresariais, sociais e corporativos. Participou de vários cursos, palestras e workshops com premiações: Prêmio Imagem em 2007 em Caxias do Sul, Prêmio Destak 2007 – 1º lugar categoria foto e vídeo, Troféu Destaque 2011 e 2012 em São José dos Pinhais como empresária no seguimento de foto e vídeo.
Marcos Rosa Filho é natural de Curitiba e desde 1978 mora em São José dos Pinhais. Possui 20 anos de carreira. É jornalista formado pela PUC/PR, tendo trabalhado como repórter e colaborado com matérias nos principais veículos de Comunicação de São José dos Pinhais. Há cinco anos, é jornalista e editor do PautaSJP.com, site reconhecido pela imparcialidade com foco na investigação das notícias.

Mauren Lucrecia, natural de São José dos Pinais, jornalista diplomada em 2002 pela Universidade Positivo, pós-graduada em Educação em Valores Humanos; atuou como repórter, fotojornalista, pauteira e editora em diversos veículos importantes, como Gazeta do Povo, Jornal O Paraná e Revista Imprensa. Diretora Cultural do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR). É colaboradora do PautaSJP.com e assessora de imprensa na Savannah Ações em Comunicação.

Roberto Dziura Junior, natural de Curitiba, formado em jornalismo pela PUC-PR em 2004, pós-graduado em Sociologia Política e MBA em Marketing - ambos pela UFPR iniciou os estudos da fotografia em 2000. Após atuar no jornalismo em assessorias de imprensa e no Jornal Metrópole, em 2010 começou a migrar profissionalmente para o Fotojornalismo. Nesta área atua até hoje como fotógrafo freelancer da Agência Brazil Photos, mesmo ano em que entrou na Revista Mês. Ainda nesta área atuou como fotógrafo freelance na Gazeta do Povo. Suas fotos foram publicadas em veículos como Revista Época, jornais Folha e Estado de São Paulo, além de diversos sites jornalísticos como UOL, Terra e Globo. Participou de exposições coletivas como Autorretrato (Centro Europeu) e Carnaval de Curitiba (Jacobina). Desde 2010, participa da Associação dos Repórteres Fotográficos (Arfoc).

Tânia Jeferson, nascida em Curitiba, mora em São José dos Pinhais desde pequena. Formou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Ensinos Empresarias e Informática (ESEEI) em 2004. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), atua na área de comunicação há 12 anos. Há sete anos é repórter e editora assistente do diário Jornal Metrópole onde cobriu importantes acontecimentos no Estado. Na sua trajetória profissional há o registro de trabalhos na Diocese de São José dos Pinhais, no Sebrae/PR, emissoras de rádio e TV além de conceituadas agências de comunicação de Curitiba e Região.


Serviço:
Exposição de Fotojornalismo de SJP
Abertura: 25 de outubro de 2013, às 17h com encontro com os participantes da exposição e Roberto Pitella.
Período de exposição: De 28 de outubro a 25 de novembro.
Horário visitação: 2ª a 6ª das 9h às 17h.
Local: Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699.
São José dos Pinhais/PR.
Informações: 41 3381-5909.
Entrada Franca

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: