Pela 1º vez, Compac tem presidente que não é da Prefeitura

Blog Single
Os novos diretores do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) foram eleitos e empossados para dois anos de mandato na sede da Secretaria Municipal de Cultura. Pela primeira vez, desde a criação da entidade, o presidente não é ligado diretamente a um cargo executivo na Prefeitura. Os novos integrantes da diretoria do Compac foram eleitos por unanimidade e tomaram posse logo após a eleição: sendo presidente, o jornalista Antonio Francisco Bobrowec; vice-presidente, o secretário de Urbanismo e Arquitetura Marcelo Ferraz Cesar; e secretária a arquiteta Manuela Tourinho Orué.

A chefe de divisão do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Cultura, Manuela Tourinho, comentou sobre os desafios do Compac. “Temos a perspectiva de ampliar e colocar em prática os instrumentos de proteção do patrimônio cultural municipal e possibilitar uma participação equilibrada entre representantes do Poder Público e sociedade civil através do Compac.”

A posse dos integrantes do Compac foi realizada após um estudo encabeçado pela Secretaria de Cultura nos últimos meses para a reestruturação da Lei 04/96, que dispõem sobre a preservação do Patrimônio Cultural, sobre a estruturação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural, sendo substituída pela Lei 2.256 em 20 de setembro de 2013.

O secretário municipal de Cultura, Amarildo Rosa, falou sobre a importância do Conselho. “O Compac é uma ferramenta muito importante que nos ajudará na preservação da história e cultura de nossa cidade.”

O novo presidente do Compac Antônio Bobrowec elogiou a atitude dos gestores. “Poder presidir Compac por decisão também do secretário Amarildo Rosa mostra o quanto esta gestão tem valorizado a democracia. Desde o começo do ano, o Compac tem sido recebido e ouvido na Prefeitura, prova disso é a construção do memorial ao casarão que está em andamento, o que mostra respeito pelo trabalho dos conselheiros.”

PautaSJP.com, mais informações e foto da Prefeitura de SJP



Compartilhe esta notícia no Facebook: