Sistema SIMM em SJP por enquanto é “NÃO Funciona”

Blog Single
Não foram apenas três, de quatro grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa do Mundo (PAC da Copa), que ficaram incompletas antes do início do Mundial da FIFA. O evento internacional começou em 12 de junho mas um dos legados do principal campeonato esportivo do planeta, o Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM), ainda está desativado em São José dos Pinhais. O sistema, ao custo de quase R$ 20 milhões em recursos federais, é para monitorar as vias de acesso de São José até a Arena da Baixada, em Curitiba. O atraso no monitoramento por meio de câmeras e painéis, nos trechos são-joseenses da Avenida das Américas e BR 376, foi apontado como uma grande falha do governo do Estado em relatório recente do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).

Em Curitiba, nos quatro jogos da Copa na Capital, os painéis e câmeras nas ruas funcionaram enviando dados ao Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na sede da URBS, empresa que monitora o trânsito, incluindo o fluxo dos ônibus. Ontem (07), a reportagem do PautaSJP.com fez um registro de que alguns painéis que ficavam apenas ligados sem qualquer informação começaram a exibir a mensagem ‘teste’.

O objetivo do SIMM em São José dos Pinhais é ser um complemento ao sistema de Curitiba via quatro plataformas: circuito fechado de TVs (CFTV), painéis de informação variáveis, tecnologia embarcada no transporte coletivo e controladores de semáforos. As câmeras de circuito fechado devem monitorar o deslocamento dos veículos enquanto os painéis variáveis repassam aos usuários as orientações sobre a situação do trânsito. Todas as informações são direcionadas ao CCO, onde técnicos monitoraram a mobilidade.

A responsabilidade de implantação e organização do SIMM, com investimento de R$ 19.858.776,50, é da COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), órgão do governo do Estado. O legado para São José dos Pinhais é que a Prefeitura poderá acessar os dados do trânsito em tempo real.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: