Palestra para a Acamp destaca oportunidades do Turismo Rural de SJP

Blog Single
Não há limites para a imaginação quando se pensa na criação de serviços e promoção de ações de lazer, como festas e circuitos ligados ao Turismo, ainda mais quando se fala em Turismo Rural. A história, gastronomia, geografia, natureza e outros aspectos culturais são grandes potenciais ao setor, principalmente pelo fato de São José dos Pinhais fazer limite com Curitiba, uma das principais capitais do País quanto ao consumo. Estas questões foram abordadas ontem (29), na Chácara Vailati, em palestra do especialista em Turismo, Sergio Ruz.

“Em praticamente todas as áreas rurais existem grandes oportunidades na implantação de serviços e venda de produtos e não é diferente aqui na Campina do Taquaral. A relação da qualidade é importante pois é o atrativo e também o que afasta os turistas. Da mesma forma como o boca a boca atrai milhares de pessoas, no Turismo apenas um erro é motivador para que o cliente não volte mais”, avalia Sergio Ruz, que atendeu o evento de capacitação da Associação de Produtores e Empreendedores Rurais da Campina do Taquaral (Acamp) via a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais.

Sergio ainda enfatizou que além do retorno financeiro há o maior envolvimento familiar. “Muitos jovens deixam os sítios e chácaras por falta de renda e nos circuitos turísticos geralmente a família inteira está envolvida, o que garante a continuidade das futuras gerações nas mesmas propriedades dos pais e diminuição da migração para as áreas urbanas”, diz Sergio Ruz, representante da Câmara do Mercosul e Américas.

O Taquaral é um bairro formado por muitos moradores com descendência ítalo-polonesa que estão investindo em casas e chácaras que servem café colonial, refeições e na organização de eventos sociais e empresariais. “Nós vemos que a participação dos moradores e empreendedores é maior na medida em que surgem a cada ano novos negócios ligados ao Turismo. Esta palestra bem prestigiada é um exemplo que estamos no caminho certo”, aposta o empresário José Zanchetta, presidente da Acamp, proprietário de uma cantina na Campina do Taquaral e produtor de vinho na região.

A Chácara Vailati completou um ano atendendo nos domingos como restaurante e sábados para eventos. “O nosso planejamento é ampliar o atendimento para os demais dias da semana de forma que possamos aumentar o público de outras cidades”, planeja José Vailati, proprietário do espaço.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: