Dia 29 de agosto acontece o VIII Desafio Intermodal de Curitiba

Blog Single
O Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove dia 29 de agosto, às 18h, a partir do Centro Politécnico da UFPR, o VIII Desafio Intermodal de Curitiba. O objetivo é avaliar qual o melhor transporte para se locomover na Capital no “horário de rush”. O evento é referência ao Desafio Intermodal de São José dos Pinhais que acontece em sua segunda edição em 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito.

Este tipo de prova consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários modais. Às 18h todos devem sair juntos do ponto inicial, em frente ao prédio da administração do Setor de Tecnologia do Politécnico, e se dirigirem para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de transito.


Novidades
Neste ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores – como: carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus, também participam da prova um carro elétrico e uma moto elétrica. Um dos carros participantes do evento, também terá acoplado em seu escapamento um medidor de emissão de poluentes que poderá calcular a emissão exata do veículo, simultaneamente ao seu deslocamento durante a prova, exibindo os dados em um telão na praça Santos Andrade.


Resultados no dia do evento
Nos anos anteriores, os resultados relativos ao consumo de combustível e emissão de poluentes, só puderam ser divulgados após a confecção completa do Relatório do Desafio Intermodal. Entretanto, esse ano, foi desenvolvido um programa que realizará os cálculos simultaneamente ao desafio, permitindo a divulgação dos resultados 20 minutos após a chegada do último participante.
Entre as autoridades convidadas para o evento deste ano estão o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ambos já sinalizaram que deverão participar do evento utilizando o modal bicicleta.


Desafio são-joseense
A prova de mobilidade em São José dos Pinhais no dia 25 de setembro repetirá o mesmo trecho do ano passado. Às 18h00, saindo do Shopping São José, passando pelo Terminal Central de Ônibus e chegada na Faculdade Fiep, na Av. Rui Barbosa. Os mais de 30 desafiantes de 2013 terão prioridade no convite, mas os leitores do PautaSJP.com que quiserem participar poderão enviar e-mail ao pauta@pautasjp.com e entrar na lista para irem de bike, carro, skate, moto, a pé, ônibus ou caminhando.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: