Hoje, tem doação em SJP e ônibus do Hemepar está em novo local

Blog Single
Uma novidade na parceria do Hospital São José dos Pinhais com o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), veículo do governo do Estado que vem à cidade nas últimas quartas do mês. Ao invés de parar no estacionamento de trás do hospital, na área da Maternidade, a unidade móvel ficará a poucos metros, ainda na Rua Coronel Luiz Vitorino Ordine, em frente do estacionamento da Unidade de Saúde Braga. O horário de coleta é o mesmo das 8h às 11h e 13h às 16h. Confira as informações de quem pode e quem não pode doar.


Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).


Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura.
Diarréia: aguardar 7 dias após a cura.
Durante a gravidez.
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada).
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).


Impedimentos definitivos
Hepatite viral após os 10 anos de idade.
Diabetes insulinodependente.
Epilepsia ou convulsão.
Hanseníase.
Doença renal crônica.
Antecedentes de Neoplasias (Câncer).
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame).
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas.
Uso de drogas injetáveis ilícitas.


Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador. Quando o doador realizar a sua terceira doação dentro do prazo de um ano, ele pode entrar em contato com o Hemepar. É necessário avisar sobre esta terceira participação para receber a nova carteira acompanhada do certificado que dá direito a 50% de desconto em eventos culturais, como shows e peças de teatro.

Agência Transfusional
Em julho, a Prefeitura abriu o Banco de Sangue do Hospital São José, que passa a funcionar como uma agência transfusional, em parceria com o Hemepar. O novo setor é responsável pelo armazenamento e realização de exames pré-transfusionais e seus derivados. Segundo a Prefeitura, as transfusões de sangue serão realizadas com mais segurança.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: