De Lumière ao Perigo Por Encomenda, o cinéfilo Marden Machado contextualizou mais de 100 anos de pedaladas no cinema. Palestra fez parte da exposição A 2ª Melhor Invenção do Homem.

Blog Single
Duas culturas estão muito ligadas desde quando começaram. A invenção da bicicleta é anterior à do cinema, porém, já nas primeiras exibições dos irmãos Lumière para o público a bicicleta estava nas telas. Como evento paralelo à mostra cultural de bicicletas no Shopping São José (15-28/set), A 2ª Melhor Invenção do Homem, o cinéfilo Marden Machado realizou a palestra O Cinema e a Sétima Arte, no Teatro Sesi São José dos Pinhais.

O jornalista inclui em sua explanação uma breve contextualização de mais de 100 anos de história de ciclistas que estão em curtas e longas metragens. “Existem muitos filmes que tem a bicicleta como um objeto de cena, ou o principal meio de locomoção dos personagens e que também aparece como um dos grandes assuntos como no caso do filme E.T., quando os meninos se utilizam das bikes para levar o extraterrestre. No Ladrões de Bicicleta o personagem só consegue manter o emprego se tiver uma bicicleta, o que é uma exigência da fábrica. Então, ela passa a ser o principal tema pois sem a bicicleta não haveria o filme”, comentou Marden.

Machado ainda citou o aspecto interativo das duas rodas. “A bicicleta por diversas vezes é o meio de interação romântica entre personagens, como no caso de Butch Cassidy e Sundance Kid. Já no Perigo Por Encomenda, os entregadores de documentos usam a bike para o trabalho”, disse Marden.

Entre as pessoas que assistiram a avaliação cinematográfica, que antecedeu a exibição do filme Perigo Por Encomenda, estavam João Paulo da Silva e Marcela Falqueto. “Nós fomos até a exposição de bicicletas no shopping e viemos assistir a esta palestra que foi muito interessante”, elogiou Paulo da Silva.


Desafio Intermodal
Os eventos paralelos da mostra cultural continuam em 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, com a organização do II Desafio Intermodal de São José dos Pinhais. Cerca de 30 competidores voluntários vão percorrer 5 quilômetros na cidade para apontar qual o meio de locomoção mais eficiente: a pé, de carro, ônibus, carro, bicicleta elétrica e normal ou skate. A partida será às 18h, no Shopping São José. Depois de passar pelo Terminal Central de Ônibus, o percurso terá chegada na Faculdade da Indústria, na Avenida Rui Barbosa. Na primeira edição, ano passado 33 pessoas participaram. Este ano, a organização espera o mesmo número de adesões.

Não existe premiação, a ideia é verificar como está a mobilidade urbana na cidade e avaliar os tipos de transporte. Após o desafio, é divulgado o relatório de dados de deslocamento quanto à eficiência do modal, incluindo emissão de CO. Quem quiser participar do desafio tem até esta segunda-feira para se inscrever pelo email: pauta@pautasjp.com. A prioridade é dos desafiantes de 2013 e os inscritos entram em lista de espera.


Mais de 50 marcas envolvidas
Faculdade da Indústria São José dos Pinhais apresenta \"A Segunda Melhor Invenção do Homem\"
Mostra cultural com bike de bambu, de vidro, de super mdf, elétrica e ainda a bike biblioteca. Traga um livro para encher a bicicleta que já ganhou o apelido de 14 Bis. Confira esta ação inédita que revela muitas histórias de São José dos Pinhais em exposição com outras 12 bicicletas no Shopping São José, saguão principal do Piso L1 a partir de 15 de setembro.
Realização PautaSJP.com.
Patrocínios Shopping São José, Eco Guaricana e Gibrim Associados.
Apoio Pref. SJP, Livrarias Curitiba e Outdoor Mídia.
Expositores: Art Bike Bamboo; designer Roni Sebben; Ronimar; Elektra; Bike Fácil; Bike Brasil; Metalus; Mídia Motors; Fernanda Oliveira Imóveis; Rede Posto Consul; Adventure Sport; Bike Shop; Apolar São José dos Pinhais; Terrazza Condomínios; e Brisa Vidros.
O PautaSJP.com tem ainda vários parceiros de mídia na divulgação.
Informações sobre o sorteio de bicicletas www.pautasjp.com.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: