Eco Guaricana completa um ano no trabalho de Eco Turismo em SJP

Blog Single
Semana passada, o governo federal confirmou o decreto estadual e oficializou a criação do Parque Nacional do Guaricana. O campo base da Eco Guaricana na área rural de São José dos Pinhais, que fica a poucos quilômetros do centro de Curitiba e de São José dos Pinhais, não está localizado dentro da mais nova unidade de conservação federal do país, porém, é caminho para o novo potencial verde de Mata Atlântica da região. O corredor sul que liga São José às cidades litorâneas de Morretes e Guaratuba é uma das principais áreas de bio diversidade do Paraná. Como incentivo ao eco turismo e preservação da natureza, há um ano foi criada a Eco Guaricana.

Durante os últimos 12 meses, mais de 500 pessoas estiveram na Eco, incluindo crianças de grupos de escoteiros e profissionais da área ambiental, como biólogos e oceanógrafos. Em novembro e dezembro, novos eventos estão programados.


Caminhadas e Pedaladas
São cinco quilômetros de trilhas internas que favorecem passeios também no entorno da chácara com guias e carro de apoio incluindo visitas a cachoeiras. A programação ainda atende interessados em encontros familiares, de amigos e de empresas.

Cachoeira dos Ciganos - Dia 15 de novembro (sábado): transporte com van entre CTBA e SJP mais café da manhã, guia, transporte e carro de apoio até a queda de água, e café da tarde. Incluso banho.

Caminhada 12 km - Dia 29 de novembro (sábado): transporte com van entre CTBA e SJP mais café da manhã, guia, carro de apoio e almoço. Incluso banho.

Pedal Eco Guaricana - Castelhanos 41 km - Dia 13 de dezembro (sábado): estacionamento dentro do campo base Eco Guaricana, café da manhã, guia e carro de apoio, café da tarde no Castelhanos e transporte de retorno até o campo base.

A Eco Guaricana fica só a 800 metros do asfalto da BR 376 (sentido Joinville - 25 km do centro de SJP), na região metropolitana de Curitiba. Do centro da Capital são apenas 37 km. A referência é a Polícia Rodoviária no km 631. Informações no Facebook Eco Guaricana e no site www.ecoguaricana.com.br. Mais informações dos valores nos passeios no e-mail luci.ane@ecoguaricana.com.br e nos telefones 3058-4192 e 9918-5447.


São José dos Pinhais passa a ter Unidade Federal Ambiental
A Presidência da República assinou recentemente o decreto de criação do Parque do Guaricana. A área fica entre as BRs 376 e 277, com 45 mil hectares de Mata Atlântica, e faz divisa com Guaratuba e Morretes. Com a formalização do Instituto Chico Mendes, o Guaricana é o sexto parque nacional e a décima quinta unidade federal de conservação no Paraná. Nessas localidades de proteção integral, somente atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo monitorado são permitidas.
(Fonte Gazeta do Povo):
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?id=1506418

Em 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, foi criado pelo governo do Estado o Parque Nacional do Guaricana
(Fonte Agência Estado)
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=80740&tit=Parana-festeja-criacao-do-Parque-Guaricana-na-Serra-do-Mar


Reportagem
http://www.pautasjp.com/noticia.php?nid=2960


Trilha interna Eco Guaricana para bike e caminhada
http://www.youtube.com/watch?v=kkVlte3jMwY


Cachoeira dos Ciganos
A Eco Guaricana, e o passeio até a Cachoeira dos Ciganos, foram destaque na RIC Rural, programa da TV Record (Canal 07). Confira a reportagem que mostra a queda de água mais famosa de São José dos Pinhais.
http://pr.ricmais.com.br/ric-rural/videos/passeio-entre-rios-e-cachoeiras-revela-as-belezas-da-serra-do-mar/

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: