Eco Guaricana completa um ano no trabalho de Eco Turismo em SJP


Criação do Parque Nacional do Guaricana marca novo potencial verde da região rural. Campo base divulga passeios de novembro/dezembro.

Blog Single Grande novidade é a aventura de MTB entre a Eco Guaricana e o Castelhanos
Semana passada, o governo federal confirmou o decreto estadual e oficializou a criação do Parque Nacional do Guaricana. O campo base da Eco Guaricana na área rural de São José dos Pinhais, que fica a poucos quilômetros do centro de Curitiba e de São José dos Pinhais, não está localizado dentro da mais nova unidade de conservação federal do país, porém, é caminho para o novo potencial verde de Mata Atlântica da região. O corredor sul que liga São José às cidades litorâneas de Morretes e Guaratuba é uma das principais áreas de bio diversidade do Paraná. Como incentivo ao eco turismo e preservação da natureza, há um ano foi criada a Eco Guaricana.

Durante os últimos 12 meses, mais de 500 pessoas estiveram na Eco, incluindo crianças de grupos de escoteiros e profissionais da área ambiental, como biólogos e oceanógrafos. Em novembro e dezembro, novos eventos estão programados.


Caminhadas e Pedaladas
São cinco quilômetros de trilhas internas que favorecem passeios também no entorno da chácara com guias e carro de apoio incluindo visitas a cachoeiras. A programação ainda atende interessados em encontros familiares, de amigos e de empresas.

Cachoeira dos Ciganos - Dia 15 de novembro (sábado): transporte com van entre CTBA e SJP mais café da manhã, guia, transporte e carro de apoio até a queda de água, e café da tarde. Incluso banho.

Caminhada 12 km - Dia 29 de novembro (sábado): transporte com van entre CTBA e SJP mais café da manhã, guia, carro de apoio e almoço. Incluso banho.

Pedal Eco Guaricana - Castelhanos 41 km - Dia 13 de dezembro (sábado): estacionamento dentro do campo base Eco Guaricana, café da manhã, guia e carro de apoio, café da tarde no Castelhanos e transporte de retorno até o campo base.

A Eco Guaricana fica só a 800 metros do asfalto da BR 376 (sentido Joinville - 25 km do centro de SJP), na região metropolitana de Curitiba. Do centro da Capital são apenas 37 km. A referência é a Polícia Rodoviária no km 631. Informações no Facebook Eco Guaricana e no site www.ecoguaricana.com.br. Mais informações dos valores nos passeios no e-mail luci.ane@ecoguaricana.com.br e nos telefones 3058-4192 e 9918-5447.


São José dos Pinhais passa a ter Unidade Federal Ambiental
A Presidência da República assinou recentemente o decreto de criação do Parque do Guaricana. A área fica entre as BRs 376 e 277, com 45 mil hectares de Mata Atlântica, e faz divisa com Guaratuba e Morretes. Com a formalização do Instituto Chico Mendes, o Guaricana é o sexto parque nacional e a décima quinta unidade federal de conservação no Paraná. Nessas localidades de proteção integral, somente atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo monitorado são permitidas.
(Fonte Gazeta do Povo):
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?id=1506418

Em 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, foi criado pelo governo do Estado o Parque Nacional do Guaricana
(Fonte Agência Estado)
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=80740&tit=Parana-festeja-criacao-do-Parque-Guaricana-na-Serra-do-Mar


Reportagem
http://www.pautasjp.com/noticia.php?nid=2960


Trilha interna Eco Guaricana para bike e caminhada
http://www.youtube.com/watch?v=kkVlte3jMwY


Cachoeira dos Ciganos
A Eco Guaricana, e o passeio até a Cachoeira dos Ciganos, foram destaque na RIC Rural, programa da TV Record (Canal 07). Confira a reportagem que mostra a queda de água mais famosa de São José dos Pinhais.
http://pr.ricmais.com.br/ric-rural/videos/passeio-entre-rios-e-cachoeiras-revela-as-belezas-da-serra-do-mar/

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: