São José dos Pinhais terá 1º Encontro de Bicicletas Antigas


As magrelas de diferentes décadas serão expostas dia 15 de novembro no Museu Municipal Atílio Rocco no jardim interno, no Largo do Museu

Blog Single A artista plástica Katia Velo em bike feminina da Suécia 1942 (Foto Evinha Britto)
O Museu Municipal Atílio Rocco promove durante o Virada Cultural, mostra de eventos culturais que acontecerão entre os dias 11 e 16 de novembro em São José dos Pinhais, várias ações baseadas no tema Mobilidade Urbana. No dia 15 de novembro, das 10h às 16h, acontece o 1º Encontro de Bicicletas Antigas. Diferentes décadas que fazem parte da história das bikes antigas serão expostas no Largo do Museu reunindo proprietários e interessados nos modelos que já traziam muito de tecnologia no século XX.

A inspiração veio da exposição de bicicletas A Segunda Invenção do Homem, organizada pelo PautaSJP.com no Shopping São José, em setembro, e na Faculdades da Indústria, em outubro.

Até a popularização dos carros nos Estados Unidos nos anos 50 e no Brasil nos anos 70, as bicicletas eram o principal transporte individual de massa em trajetos de até 10 km. As bikes foram construídas com grande qualidade nas peças de aço e carbono o que proporcionou a longevidade de diferentes propostas, sendo que muitas bicicletas de adultos, jovens e crianças encontram-se sem ferrugem até hoje. Atualmente, para adquirir opções com grande qualidade de usinagem e de peças, o consumidor tem que desembolsar investimento de cerca de mais de R$ 5 mil.


História desde 1818
Os primeiros tipos com duas rodas surgiram no mundo a partir do século XIX, em 1818, e não tinham pedais ou correntes e funcionavam apenas nas descidas. Em 1885, surgem modelos que se consolidaram até os atuais tempos, com as correntes como principal fator de propulsão e o quadro com basicamente dois triângulos tendo o banco como união entre as partes.

Informações
Museu Atílio Rocco, Rua XV de Novembro, 1660, telefone 3381-5900.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: