São José dos Pinhais terá 1º Encontro de Bicicletas Antigas

Blog Single
O Museu Municipal Atílio Rocco promove durante o Virada Cultural, mostra de eventos culturais que acontecerão entre os dias 11 e 16 de novembro em São José dos Pinhais, várias ações baseadas no tema Mobilidade Urbana. No dia 15 de novembro, das 10h às 16h, acontece o 1º Encontro de Bicicletas Antigas. Diferentes décadas que fazem parte da história das bikes antigas serão expostas no Largo do Museu reunindo proprietários e interessados nos modelos que já traziam muito de tecnologia no século XX.

A inspiração veio da exposição de bicicletas A Segunda Invenção do Homem, organizada pelo PautaSJP.com no Shopping São José, em setembro, e na Faculdades da Indústria, em outubro.

Até a popularização dos carros nos Estados Unidos nos anos 50 e no Brasil nos anos 70, as bicicletas eram o principal transporte individual de massa em trajetos de até 10 km. As bikes foram construídas com grande qualidade nas peças de aço e carbono o que proporcionou a longevidade de diferentes propostas, sendo que muitas bicicletas de adultos, jovens e crianças encontram-se sem ferrugem até hoje. Atualmente, para adquirir opções com grande qualidade de usinagem e de peças, o consumidor tem que desembolsar investimento de cerca de mais de R$ 5 mil.


História desde 1818
Os primeiros tipos com duas rodas surgiram no mundo a partir do século XIX, em 1818, e não tinham pedais ou correntes e funcionavam apenas nas descidas. Em 1885, surgem modelos que se consolidaram até os atuais tempos, com as correntes como principal fator de propulsão e o quadro com basicamente dois triângulos tendo o banco como união entre as partes.

Informações
Museu Atílio Rocco, Rua XV de Novembro, 1660, telefone 3381-5900.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: