Saiba quem são os ex-vereadores que poderão devolver dinheiro em ação do MP. Processo do Ministério Público por improbidade administrativa envolve 14 políticos, sendo no mandato 2009/2012 e 2013/2016.

Blog Single
A 1.ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais, por meio do departamento de Proteção ao Patrimônio Público, ajuizou ação civil, por ato de improbidade administrativa, contra 14 vereadores e ex-vereadores, incluindo ainda o espólio, conjunto de bens que integram um patrimônio, do vereador falecido Joel Almeida. Atualmente, os ex-vereadores, Gastão Vosgerau e Imar Augusto, são secretários municipais, respectivamente nas pastas de Meio Ambiente e Ação Social. O presidente da Câmara é Sylvio Monteiro.

O tema mais abrangente no processo é baseado na utilização da frota de carros da Câmara para carregar eleitores, o que é claramente proibido pelo regimento interno do Legislativo Municipal e considerado cooptação de voto na Legislação Eleitoral, independentemente de ocorrer fora do período de votação.

Família de vereador morto
O chamado espólio do vereador falecido Joel Almeida (PSDB) está nos autos do processo. A família do vereador morto em acidente de carro será intimada a devolver os recursos empregados no que seriam os atos de improbidade administrativa. Todos que se reelegeram estão sendo indiciados. Os vereadores em primeiro mandato não estão sendo processados.


Veja a lista dos ex-vereadores
Walder Mulbak (DEM)
Gastão Vosgerau (PSDB), suplente de Joel Almeida;
Imar Augusto (PSDB);
Toninho da Anderson (PSD);
Carlos de Castro (PSD).


Atuais vereadores
Ailton Alves de Oliveira (Fenemê) - SDD
Assis Manoel Pereira - PSDB
Carlos Fernando Ayres Machado - PSDB
José Vieira da Silva - SDD
Maria Elena Ribeiro de Andrade Hendler (Mari Temperasso) - PSDB
Lúcia Stoco Ulson - PSD
Onildo Francisco dos Santos - SDD
Sylvio Monteiro Neto - SDD
Ubiratan Pedroso (Bira do Banco) - PT

Outros citados
A medida judicial inclui três controladores internos e três assessores de gabinete.
Jairo Chiuratto, Gilson Roberto Tavares, Dielce Rodrigues da Silva, Odair Jose Pereira, Aparecido Alfredo de Souza e Isaira de Paula Bandeira Gomes.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: