Março de 2015 é o novo prazo das obras do PAC Copa 2013 em SJP

Blog Single
Em junho de 2013, começaram efetivamente as quatro grandes obras do PAC da Mobilidade da Copa do Mundo 2014 em São José dos Pinhais. A Seleção Brasileira após a derrota de 7X1 para a Alemanha em julho tem deixado o vexame de lado e já se prepara para as Olimpíadas 2016. Segundo a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), órgão do Governo do Paraná, a conclusão das quatro grandes obras em São José dos Pinhais sofrerá um quarto atraso no cronograma e ficará apenas para março de 2015, ou seja, nove meses após o Mundial da FIFA e 21 meses do início das construções. A medida pegou de surpresa a Prefeitura. O prefeito Luiz Carlos Setim chegou a cravar para os comerciantes na Associação Comercial (Aciap) que os projetos estariam concluídos ao final do ano.

As famílias e empresários da Avenida das Américas, trecho que faz parte do projeto Corredor Marechal Floriano/Aeroporto, terão mais quatro meses de inferno pela frente. “Já não sabemos mais o que fazer. É um investimento com recurso federal, de responsabilidade do governo do Paraná em que a Prefeitura não faz nada para ajudar, ou seja, um descaso total dos três poderes. Quando a gente conversa com eles o discurso é que vão ver e isso pelo jeito vai levar dois anos. Além do transtorno pessoal, o prejuízo econômico”, reclama o morador de frente para a trincheira da Rua Joaquim Nabuco, Ciro Ellenberger, que tem na família um conjunto comercial na mesma rua em que os inquilinos foram embora há tempos por causa da obra.

“Qual o critério de desapropriação pelo governo do Estado e Prefeitura de forma que para alguns a perda do metro quadrado é uma metragem e para alguns é outra metragem?” questiona a irmã de Ciro, Rosana Ellenberger. “Nós até queremos arrumar a nossa casa, mas com esta poeira toda e uma construção que não acaba é só incômodo”, acrescenta Rosana.

De acordo com a Prefeitura, o gerenciamento da obra é feito pelo Governo do Estado. “A Prefeitura continuará fazendo acompanhamento técnico e tem conversado e prestado esclarecimentos aos moradores e comerciantes da região, incluindo contatos com os residentes e empresários da trincheira da Rua Arapongas, pois a empreiteira retomará a construção da obra nos próximos dias”, diz o Executivo Municipal, por meio de nota.

O anúncio dos projetos no mês de janeiro de 2013, em São José dos Pinhais, no canteiro de obras ao lado do terminal de ônibus São José, teve na época a presença do governador Beto Richa, do prefeito Luiz Carlos Setim e do presidente da Comec, Rui Hara. O custo anunciado foi de mais de R$ 68 milhões em verba federal.

A Comec salienta que o novo prazo está aprovado pelo Ministério das Cidades e apesar dos atrasos a mobilidade entre São José dos Pinhais e Curitiba foi garantida ainda antes da Copa do Mundo. Ontem (26) de tarde, a reportagem do PautaSJP.com percorreu as trincheiras e não eram 16h e muitos dos canteiro de obras já estavam vazios.

Basicamente, na Avenida das Américas estão em execução os projetos de construção das trincheiras das ruas Claudino dos Santos e Joaquim Nabuco, mais o alargamento da trincheira do Aeroporto Afonso Pena. Na Avenida das Torres apenas a trincheira da Rua Arlindo Costa tem fluxo de veículos por baixo. A trincheira da Arapongas é a mais atrasada.


Confira o levantamento do PautaSJP.com e o novo cronograma da Comec

Corredor Marechal Floriano – Avenida das Américas – Aeroporto Afonso Pena *
Finalização das (03) trincheiras das ruas Claudino dos Santos, Joaquim Nabuco e Rua Comandante Aviador José Paulo Lepinski (rápida Av. das Torres- Aeroporto) – Março de 2015.
Obs: o trajeto que contempla a divisa de Curitiba e São José dos Pinhais, pela Avenida das Américas, sendo o acabamento das vias e ciclovias, também tem previsão para janeiro.

Corredor Avenida das Torres - Aeroporto Afonso Pena
Na trincheira da Rua Arlindo Costa falta a sinalização e o guarda-corpo da passarela de pedestres - Janeiro de 2015.
Finalização da trincheira da Rua Arapongas (Igreja São Cristovão) - Março/2015.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: