“Sorry”: Guarda Municipal de SJP imita Polícia Americana e se dá mal

Blog Single
Nos Estados Unidos é comum os chefes da Polícia e também juízes darem penas disciplinares aos adolescentes de forma que os menores pedem desculpas por terem infringido a lei. Um caso, que até começou parecido com o praticado no país norte americano, gerou grande constrangimento à Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais, órgão responsável pela Guarda Municipal. No mês de maio, um adolescente suspeito de ter cometido uma infração é gravado por um guarda dentro do carro da GM quando era intimado a responder palavras de amor à Guarda Municipal. O agravante é que o rapaz fala de amor e apanha dentro do carro da GM. Outros dois guardas estão no veículo. Depois, o menino é filmado segurando um cartaz com as palavras “Eu amo a Guarda de SJP” dentro da sede da Secretaria.

Na internet, o adolescente apreendido publicou mensagens elogiando a Guarda Municipal e que ele nunca mais iria brincar com a instituição. O vídeo vazou dentro da GM há cerca de seis meses e o secretário de Segurança, Adriano Mühlstedt disse que espera o resultado do procedimento interno que já corre desde junho.

No Brasil, agentes públicos baterem em pessoas apreendidas, quando menores, e detidas, quando maiores, é crime passível de expulsão dos órgãos de Segurança. O superintendente da Polícia Civil, na Delegacia Central, Clovis Pinheiro, soube da notícia e vai investigar e apurar quem são os responsáveis pelo vídeo e contatar a Secretaria de Segurança para saber da sindicância interna e o motivo da Polícia não ter sido procurada como prevê a legislação.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: