Aulas na rede particular e pública começam dia 09 de fevereiro

Blog Single
Em 2015, o calendário do ano letivo das escolas particulares e públicas de Curitiba e região vai começar na mesma data em 09 de fevereiro. Ano passado, por causa da Copa do Mundo no Brasil, houve algumas diferenças entre início e encerramento do ano letivo entre as unidades educacionais paranaenses. O Carnaval acontece na semana seguinte à retomada das aulas, 17 de fevereiro, o que antecipará a aquisição do material pedagógico antes do período de folia. Segundo o órgão do consumidor do Estado, é possível gastar menos com uma avaliação do que ainda é útil entre os lápis, cadernos, réguas e etc.

De acordo com o Procon-PR, aproveitar o material escolar que sobrou no passado ajuda a economizar. Antes da compra é recomendável fazer um balanço do material que restou e verificar a possibilidade de reaproveitamento.

Na hora da aquisição vale fazer uma pesquisa de preços. Se a compra for a prazo, verifique a taxa de juros. Se for à vista peça desconto e nas promoções, verifique a veracidade da oferta.

Quando o pagamento for realizado com cheques pré-datados, essa modalidade de pagamento deve ser especificada na nota fiscal, pois esta é uma forma do consumidor garantir o depósito na data prometida pela loja.

Em caso de defeito em cadernos, canetas, livros, mochilas e outras mercadorias, o Código de Defesa do Consumidor garante os direitos do consumidor, mesmo quando o produto é importado. O prazo para reclamar defeitos em produtos não duráveis é de 30 dias após a aquisição e para os produtos duráveis é de 90 dias.

Na aquisição de colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, o consumidor deve observar se as embalagens contêm as informações básicas, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo ao consumidor.


PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: