Horário de verão termina dia 22 de fevereiro

Blog Single
Muitos gostam do horário de verão para poderem chegar em casa ainda com a luz do dia e outros odeiam levantar com o dia ainda escuro. Seja favorável ou contra, a questão é que há três décadas o período especial no relógio vem sendo praticado no país regularmente. O fim da medida 2014/2015 acontece dia 22 de fevereiro, uma semana após o Carnaval (17/02), quando os ponteiros deverão ser atrasados em uma hora.

Desde 19 de outubro, o ato de ligar a luz mais tarde gera economia de energia que é o principal objetivo do horário especial. Em 2008, o decreto 6.558 definiu as datas para a mudança e fixou a duração da medida em quatro meses. A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como acontece neste ano.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de cinco meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança e os períodos de duração.

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.

PautaSJP.com e informações da Rádio Bras

Compartilhe esta notícia no Facebook: