PautaSJP realiza cicloteste entre São José dos Pinhais e Curitiba

Blog Single
O incentivo ao ciclismo começa pela implantação das vias que ficam nas ruas ao lado dos veículos, as chamadas ciclofaixas, e com as ciclovias, que ficam nas calçadas. O PautaSJP.com percorreu o trecho entre o centro de São José dos Pinhais e o centro de Curitiba como um cicloteste, sendo nos dois sentidos nas duas avenidas. A maior parte do trajeto voltado às bikes em São José ainda não está pronto e, na Capital, apenas oito meses da conclusão dos projetos para a Copa do Mundo, existem vários pontos que acumulam água dificultando o deslocamento e no mínimo sujando a roupa dos ciclistas. Na altura da Vila das Torres, dois postes desativados de luz ainda estão na ciclovia bem no meio do passeio. A reportagem vai entrar em contato com os órgãos competentes para verificar este caso.

Quanto a funcionalidade da pedalada, existem vantagens e desvantagens entre andar pela Avenida das Torres (Avenida Comendador Franco) ou na Avenida Marechal Floriano. Uma das dificuldades são os motoristas dos veículos que estacionam em cima das ciclofaixas e ciclovias, principalmente motoqueiros ao atender o celular. Os motoristas quando cruzam as ciclofaixas para entrarem nas ruas, algumas vezes, não dão prioridade ao ciclista que trafega na via.

O cicloteste constatou que existem vantagens e desvantagens e a escolha de qual das avenidas é a melhor a ser percorrida depende do perfil do ciclista pois é diferente usar uma ciclovia ou uma ciclofaixa.

Além da necessidade de mais segurança e infraestrutura pelas prefeituras e Estado como estímulo ao uso da bike entre as cidades, seja no deslocamento em período de trabalho, para estudar ou lazer, é importante muito mais conscientização de educação com os ciclistas afinal, como os cicloativistas propagam, é menos um carro na rua.

Confira as vantagens e desvantagens em andar entre as cidades

A favor - Av. Marechal Floriano
A ciclofaixa fica ao lado do canteiro central o que gera maior segurança ao usuário da bike que não precisa se preocupar com a saída dos veículos das garagens.

Contra - Av. Marechal Floriano
Quando é preciso diminuir ou parar na via, a falta de calçadas ao lado pode prejudicar quem está pedalando logo atrás.
A ciclofaixa em vários locais que apresenta pontos de alagamento após as chuvas.

A favor - Av. das Torres
Se for preciso parar na via, há mais espaço junto às calçadas para não prejudicar quem está pedalando logo atrás.
A ciclovia fica ao lado das calçadas o que facilita na hora de dar uma parada para comprar água, por exemplo.

Contra - Av. das Torres
A ciclovia fica ao lado da calçada de pedestres e das garagens do comércio e das residências, então a atenção do ciclista deve ser redobrada com relação aos veículos que entram e saem dos portões.
A ciclovia em vários locais apresenta pontos de alagamento após as chuvas e também obstáculos como placas de trânsito, semáforos e postes de luz desativados.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: