Após ônibus, chega em Curitiba o táxi movido a energia elétrica

Blog Single
Ano passado, o PautaSJP.com trouxe informação da implantação em linhas regulares dos primeiros ônibus elétricos no trajeto Curitiba-São José dos Pinhais. Os dois veículos em operação emitem 80% a menos de poluição pois o sistema híbrido faz com que o motor a diesel abasteça de energia o motor elétrico. Ontem (02), a novidade no transporte coletivo é a entrada em operação regular de dois táxis elétricos em Curitiba.

Os veículos serão conduzidos por diferentes cooperativas de taxistas para divulgação do serviço perante os motoristas e passageiros. A economia e menor emissão de gasolina ou etanol, segundo a Prefeitura de Curitiba, é de cerca de 60%.

O diretor de marketing da empresa fabricante do veículo, Adalberto Maluf, disse que a autonomia do carro, que é adaptado para atender pessoas com deficiência, é de 300 quilômetros a cada carga elétrica. O carregamento é feito em tomada elétrica durante uma hora e meia a duas horas. O custo para fazer 300 quilômetros, em valores atuais, fica em torno de R$ 32,00 com energia elétrica.

Em 2010, a Copel estruturou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o primeiro táxi elétrico do Brasil, mas o projeto não teve ampliação e continuidade. Na época, a autonomia era de 150 quilômetros para uma recarga de oito horas.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: