Mulheres de SJP se capacitaram quanto a Defesa Pessoal

Blog Single
No mês de valorização das mulheres, o Aikido Keiko Dojo São José dos Pinhais organizou, ontem (10), o I Seminário Defesa Pessoal Feminina na sede do grupo desta arte marcial tradicional japonesa que preza a não utilização da força. As técnicas de projeções, torções e alavancas foram adequadas para que as mulheres participantes ganhassem conhecimento sobre o que fazer diante de situações de crise.

“A orientação é que ninguém reaja à violência, porém, se for possível se desvencilhar de um agressor e ganhar tempo para pedir socorro existem dicas bem eficientes para mulheres de diferentes tipos de altura e peso”, explicou o sensei Lincoln Ferreira, faixa preta 4ª DAN deste Dojo são-joseense vinculado à União Sul Americana de Aikido Kawai Shihan, com sede em São Paulo, e certificado pela AIKIKAI, entidade que centraliza todos os praticantes de Aikido do mundo, com sede em Tóquio no Japão.

Entre as presentes, estava a publicitária Jaciara Carneiro que pela primeira vez teve contato com arte marcial. “Foi uma experiência nova desde que entrei pela porta da academia, a forma como o treino se desenrola e também muito interessante os movimentos de defesa que são técnicas simples e rápidas”, disse Jaciara Carneiro.

Para a enfermeira Luciane Drapalski, as novidades vieram acompanhadas do desafio. “Uma experiência desafiadora e muito rica. No começo a gente acha que não vai conseguir e minutos depois sentimos que os movimentos dão resultado”, falou Luciane Drapalski.


Uma década
O Aikido Keiko Dojo foi aberto em São José dos Pinhais em maio de 2005. Em janeiro, foi inaugurado o novo local de treinamento com ampliação do tatame em quase o dobro do tamanho. Além do seminário voltado às mulheres, até o fim do ano, está sendo programada uma agenda de atividades comemorativas como exposição cultural, treinos ao ar livre no Parque São José, entre outras ações.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: