O menino pintor recebe apoio e carinho em São José dos Pinhais


A artista plástica Katia Velo trouxe Nyltow Rafael para a cidade, onde o garoto, que possui fibrose pulmonar idiopática, ganhou muitos materiais de pintura

Blog Single Em sua residência, Katia Velo entregou doações de arte a Nyltow Rafael
Nyltow Rafael mora em Campo Largo e não consegue frequentar a escola porque tem uma grave doença, a fibrose pulmonar idiopática. A pintura além de seu hobby se tornou um canal de contatos com as pessoas do bairro e da cidade por meio dos desenhos. Aos poucos, a história do menino pintor chegou à mídia e a artista plástica Kátia Velo movimentou as redes sociais para arrecadar materiais como pincéis, livros de arte, telas e tintas. Recentemente, Nyltow visitou São José dos Pinhais, indo à casa de Katia e conhecendo os alunos da Escola Evolutiva que estudaram dentro de sala a questão das dificuldades de Saúde e expressão artística.

“Apesar das limitações impostas pela doença, o Nyltow encanta a todos pelo jeito meigo e pela determinação. Toca sete instrumentos, pinta quadros, dá aulas de pintura a outras crianças e seu sonho é realizar uma exposição em Paris. Depois que eu assisti a reportagem comecei uma campanha entre os colegas na área de artes plásticas e foram muitas as contribuições”, conta Katia Velo.

Na disciplina de Ética e Cidadania, a professora Ana Paula Medeiros exibiu para os alunos a reportagem do Globo Repórter sobre o menino. Os alunos ficaram interessados e demonstraram o desejo em conhecê-lo. O encontro foi marcado e Nyltow e a sua família visitaram a Escola Evolutiva. Nyltow conheceu os alunos do 5 º ao 9º ano e recebeu cartinhas com palavras de apoio e incentivo das mãos dos alunos. As mensagens foram feitas com a colaboração da professora de língua portuguesa, Juliana França.

“A Escola Evolutiva desde o seu nascimento tem como missão a busca pela valorização do ser humano na sua dimensão integral e a presença do Nyltow representa este propósito”, diz Patricia Alberti, proprietária e diretora geral da escola.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: