De 21/05 a 07/06, acontece a mostra Cultura Japonesa e Exposição de 10 Anos do Aikido São José dos Pinhais. História e imagens da Família Imperial e dos descendentes de japoneses na cidade, Hana Matsuri e fotos desta arte marcial. Shopping São José, Piso L2.


Blog Single Fotos em SJP destacam as técnicas de não violência e grande eficiência do Aikido
Os descendentes de japoneses não escolheram apenas a capital paranaense para se instalarem e se integrarem na formação de novas gerações. São José dos Pinhais possui uma cultura japonesa com grande projeção na área empresarial e também com a manutenção de laços muito fortes com a Terra do Sol. Em 1997, aconteceu a visita histórica do imperador Akihito na cidade, na residência da Família Atsumi, no bairro Afonso Pena. A vinda de japoneses a São José dos Pinhais, como para outros locais do País, começou em 18 de junho de 1908, em Santos, com os passageiros do famoso navio Kasato Maru. A mostra cultural no Shopping São José, no Piso L2, de 21 de maio a 07 de junho, ainda será marcada por uma década do Aikido no município, arte marcial representada pelo Keiko Dojo Aikido.

O Aikido é uma forma de defesa pessoal baseada nos antigos samurais. As técnicas de alavancas, torções e projeções são fundamentadas nos movimentos das espadas milenares. Não existem campeonatos, troféus e medalhas porque deve haver total comprometimento com o respeito à integridade física de possíveis oponentes de maneira que não há agressão e sim imobilização. Quanto menos força e mais técnica maior o reconhecimento da qualidade do aikidoista. O crescimento de cada praticante está aliado à diversidade. O Aikido é a única arte marcial empregada entre pessoas de diferentes tamanhos e pesos.

A sede do Keiko Dojo São José dos Pinhais é na Associação Desportiva Sansão (ADESAM), Avenida Rocha Pombo, 1677 (centro da cidade na Avenida das Américas). O Dojo é vinculado à União Sul Americana de Aikido Kawai Shihan, com sede em São Paulo. A entidade paulista leva o nome do mentor do Aikido no Brasil, o japonês Reishin Kawai, radicado em São Paulo em 1963, ano que oficializa a entrada da arte marcial no País. Kawai, que faleceu em 2010, participou de um seminário no Keiko Dojo em 05 de agosto de 2007.

O fundador do Aikido, sensei Morihei Ueshiba (1883-1969), dizia que “o homem que deseja brigar perde sua ligação com o Universo e aquele que tenta dominar as pessoas termina dominado, sendo uma arte de resolver os conflitos e não de iniciá-los.” O símbolo máximo dessa arte marcial no Brasil foi o Sensei Reishin Kawai – 8º Dan, falecido em 2010, que deixou um grande legado. Os praticantes do Aikido em São José são liderados pelo militar da reserva, ex-boina azul da Força de Paz da ONU, Lincoln Pimpão Ferreira. Sensei Lincoln é faixa preta 4ª DAN, certificado pela AIKIKAI, entidade que centraliza todos os praticantes de Aikido do mundo, com sede em Tóquio no Japão.


Comemoração dos dez anos e exposição cultural
Em 2015, o primeiro e segundo semestre terão vários eventos programados como parte dos dez anos do Aikido no município, como a exposição entre os meses de maio e junho. Em janeiro, houve a abertura do novo espaço de treinamento na Avenida das Américas. Em março, aconteceu o encontro Defesa Pessoal Feminina, referente ao Dia da Mulher (08/03). No mês de abril, o Keiko Dojo Aikido foi o único grupo de arte marcial a se apresentar no Parque São José dos Pinhais durante a realização do Hana Matsuri.

Por meio de totens de vidro de 2 metros da altura, a mostra no shopping terá fotografias do Aikido e imagens em geral da cultura nipônica, incluindo fotos e depoimentos de japoneses da sociedade são-joseense, objetos e outras referências ao Japão, como a criação de cachorros de raças japonesas.

Contato: 9905-8962. Facebook: Keiko Dojo – Aikido, www.aikidokeikodojo.com.br, e-mail aikidosaojose@hotmail.com.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: