Piloto Galid Osman usa Método DeRose na melhora da performance


Competidor da Ipiranga RCM, na Stock Car, conta sobre utilização da técnica na ampliação da tomada de decisão dentro da principal categoria de automobilismo. Galid estará neste fim de semana na quarta etapa do calendário, em Pinhais.

Blog Single Ano passado, o corredor da RCM conquistou vitória e quatro pódios
A Stock Car é a principal categoria do automobilismo e a mais disputada porque a corrida atrai grandes campeões e revelações de várias outros campeonatos, incluindo pilotos brasileiros e estrangeiros com passagem pela Fórmula 1. A Stock chega neste fim de semana em Pinhais, no Autódromo Internacional de Curitiba, para a quarta etapa. Atualmente, 33 competidores estão no calendário. Nos treinos classificatórios de sábado, uma diferença entre os competidores de 0,1 segundos pode mostrar até dez corredores com praticamente o mesmo tempo. Para administrar a ansiedade e o stress, e ter o corpo em melhores condições fisiológicas, o piloto Galid Osman é praticante do Método DeRose há seis meses. O corredor da equipe Ipiranga RCM conversou com a reportagem do PautaSJP.com para falar de seus últimos resultados e como a metodologia tem lhe ajudado em um esporte tão competitivo.

A relação do paulista com o Método DeRose foi tema na última quarta (27), na Fnac Curitiba, no Shopping Barigui, da edição de maio da série de bate-papos “Método DeRose Convida” Aos 29 anos, Galid está no seu terceiro ano da Stock e o segundo correndo por uma das equipes mais vitoriosas. Ano passado, no autódromo gaúcho Velopark, Osman conquistou sua primeira vitória. Quatro pódios contribuíram para consolidar seu nome entre os tops da modalidade.

“Automobilismo é um esporte individual, pois toda a responsabilidade do que acontece durante os treinos e as provas é do piloto, porém, é com a orientação dos técnicos e diretores da equipe que podemos melhorar o carro e baixar tempo. A minha vitória, ano passado, foi conquistada porque os mecânicos trocaram os pneus com rapidez e de terceiro saí do pit stop em primeiro”, lembra Galid.

“O Método DeRose, além da melhora do corpo, tem contribuído muito para a minha tomada de decisão. São milésimos de segundo para decidir se eu tento frear poucos metros mais dentro de uma curva e ultrapasso pela direita ou tento por fora pela esquerda. A metodologia também ampliou a minha concentração nos treinos para a volta lançada de qualificação. Estou mais a vontade em planejar a corrida, andar rápido, escutar o rádio e conversar com a equipe e tudo isso enquanto a gente chega a mais de 200 km/h”, conta o piloto, que é engenheiro civil, e que tem na RCM como colega um dos pilotos mais experientes, Thiago Camilo.

“A competitividade começa dentro do box, afinal, o Camilo é muito rápido e está sempre ganhando e chegando ao final da temporada como um dos candidatos ao título. Eu me dedico ao máximo mas sempre com muita preparação e cautela. Sou assim desde quando fui campeão no Kart e cheguei a muitas vitórias na Fórmula Ford e Fórmula Renault. É uma pena que naquela época não conhecia o Método DeRose, pois em qualquer corrida é necessário mais foco, concentração, controle da respiração e mentalizações. O processo de mentalização é feito dentro do carro. Quando estou no simulador, da mesma forma, me posiciono sentado com as mãos no volante e apoiado nos pedais oxigenando o corpo e pensando no trajeto da pista”, explica Galid.

O contato do piloto com o Método começou numa conversa com Nilzo Andrade Júnior, seu professor da DeRose. “Sou fã de automobilismo e sempre me chamou a atenção o grande nível de stress enfrentado pelos esportistas. Os treinamentos ajudam o piloto dentro do carro, nos treinos e provas, enquanto os conceitos certamente serão úteis fora do carro, seja no entrosamento com a equipe e a vida particular do atleta”, avalia Nilzo Andrade Júnior.

O Método DeRose é um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a alta performance em diversas áreas profissionais, pessoais e esportivas. Codificado pelo educador DeRose, o Método que leva seu nome utiliza como ferramentas técnicas corporais e conceitos que visam aprimorar as boas relações, entre outras. Trabalha pontos como aumento da concentração, foco, consciência corporal, domínio das emoções, administração do stress e da ansiedade. Existem diversos locais de prática do método no Brasil e no exterior.

Informações
Escolas em Curitiba:
Alto da XV - Fone: (41) 3264 6495 - Rua Itupava, 601
Cabral - Fone: (41) 3252 4036 - Rua Campos Sales, 791
Batel - Fone (41) 3324 2666 - Av. Visconde de Guarapuava, 4061
Centro Cívico - Fone: (41) 3352 6741 - Rua Augusto Severo, 1157
Bom Retiro - Fone: (41) 3014 6566 - Rua Nilo Peçanha, 1235
Champagnat - Fone: (41) 3018 2171 - Rua Alf. Ângelo Sampaio, 2384

Fotos corrida e piloto Fernanda Freixosa/Vicar. Fotos Fnac PautaSJP.com

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: