Há 18 anos, o imperador japonês Akihito visitava SJP


A chegada da Família Imperial na casa dos Atsumi, 10 anos de Aikido na cidade e outras atrações na última semana da exposição sobre a cultura japonesa no Shopping São José

Blog Single Família Real recepcionados por Hiroshi e Yoshio Atsumi [Imagem Pref.SJP]
Em 1997, dia 07 de junho, aconteceu a visita histórica do imperador Akihito na cidade, acompanhado da imperatriz Michiko na residência da Família Atsumi, no bairro Afonso Pena. Nas três vezes que veio ao Brasil, foi o único momento em que o imperador esteve na casa de uma família japonesa. O encontro, com número reduzido de participantes e sem a imprensa, fez parte das comemorações, no ano seguinte, das celebrações dos 90 anos da imigração.

A vinda de japoneses a São José dos Pinhais, como para outros locais do País, começou em 18 de junho de 1908, em Santos, com os passageiros do famoso navio Kasato Maru. A mostra cultural no Shopping São José, no Piso L2, de 21 de maio a 07 de junho, ainda é marcada por uma década do Aikido no município, arte marcial japonesa representada pelo Aikido Keiko Dojo.


Da Península Atsumi para SJP
A história da Família Atsumi começa em São José dos Pinhais no mês de janeiro de 1959, quando Hiroshi Atsumi, que nasceu em 1911, no Japão, chega com a esposa Toshiko e os quatro filhos. Hiroshi veio trabalhar na chácara do sogro para plantar tomates, uma novidade para quem tentava uma vida melhor no pós II Guerra.

Quase 40 anos depois, em 1997, o agora proprietário de sua própria área, especializada na lavoura de alfaces, foi avisado pelo vereador de Curitiba na época, o médico Rui Hara, de que teriam a honra de receber o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, no dia 7 de junho. A visita, organizada pelo Consulado do Japão, fazia parte das comemorações dos 90 anos da imigração, no ano seguinte.

“Quem diria, que quando saí do Japão aos 12 anos, em um navio que enfrentava altas ondas no Pacífico, sem saber se o destino estava ao lado da nossa família, teríamos o prazer de um dia receber a Família Real Imperial”, lembra Kazuhiko Atsumi (sr. Kasico), um dos irmãos entre Yoshio Atsumi, Makoto Atsumi e Kiyoshi Kobe.


10 Anos Aikido Keiko Dojo SJP
“O Aikido é uma forma de defesa pessoal baseada nos antigos samurais. As técnicas de alavancas, torções e projeções são fundamentadas nos movimentos das espadas milenares. Não existem campeonatos, troféus e medalhas porque deve haver total comprometimento com o respeito à integridade física de possíveis oponentes, de maneira que não há agressão e sim imobilização. Quanto menos força e mais técnica maior o reconhecimento da qualidade do aikidoista. O crescimento de cada praticante está aliado à diversidade. O Aikido é a única arte marcial empregada entre pessoas de diferentes tamanhos e pesos”, explica o militar da reserva, ex-boina azul da Força de Paz da ONU, sensei Lincoln Pimpão Ferreira.

Lincoln é faixa preta 4ª DAN, certificado pela AIKIKAI, entidade que centraliza todos os praticantes de Aikido do mundo, com sede em Tóquio no Japão. “Eu vim para São José dos Pinhais em 2005, para divulgar e implantar o primeiro Dojo de Aikido. Encontrei na sociedade são-joseense muito dos fundamentos da arte marcial, como respeito, trabalho, persistência e desenvolvimento das relações, seja com as pessoas em geral, alunos, instituições e empresas”, agradece Lincoln Ferreira, que assina a curadoria da exposição.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: