Aberta hoje (19) no Shopping São José a exposição Minhas Cores


Mostra cultural celebra dez anos da coluna cultural da artista plástica Katia Velo no site www.katiavelo.com.br

Blog Single Trabalho de Katia Velo fica exposto até 27 de junho no Piso L1
A artista plástica Katia Velo há mais de dez anos saiu da capital cultural mais agitada da América Latina. A vinda de São Paulo foi motivada pela transferência do marido. Os paulistanos perderam o convívio com ela, mas São José dos Pinhais ganhou o trabalho artístico de Katia que, como acontece geralmente com os migrantes, se tornou uma ativista cultural mais comprometida com a cidade do que muitos são-joseenses. Além de propagar seu trabalho na internet, via o site www.katiavelo.com.br, Katia Velo dispõe fatos da cena local, projetos públicos e privados no âmbito estadual, nacional e internacional. Pelo Paraná, são inúmeros trabalhos realizados. A exposição Minhas Cores acontece no Shopping São José de 19 a 27 de junho.

A artista apresenta parte das obras da sua mais recente produção, a série Minhas Cores, formada no uso dos motivos florais, das formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental. “Ao se contemplar o resultado da pesquisa, é possível dizer que as cores são para Katia Velo uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo”, descreve Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.

É a quinta vez que Katia Velo promove uma exposição no Shopping São José. Na primeira, em 2012, a artista realizou a exposição “Retrospectiva” onde foram apresentadas obras das exposições: Símbolos, Arabescos, Adornos e Tapisserie. A segunda participação foi em 2013 com a exposição “Releituras” com obras de seus alunos da Escola Evolutiva onde a artista é professora de Arte. No ano passado, em duas ocasiões: uma durante as comemorações do Dia Nacional de Trânsito, 22 de setembro, participou como colaboradora na curadoria e com um painel expositivo da exposição “A 2ª Melhor Invenção do Homem”- mostra de bicicletas, idealizada e realizada pelo jornalista Marcos Rosa; depois, nos meses de novembro e dezembro, no Espaço da Cultura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.

“Sou paulistana e há doze anos vim morar em São José dos Pinhais. Ao expor minhas obras no Shopping São José sinto como é notória a possibilidade de ampliar a visibilidade da minha trajetória artística”, destaca Katia.


Carreira
Katia Velo é Bacharelada e Licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo/ SP. Possui cursos de especialização na área de educação pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR. É Agente cultural do Paraná, professora de arte, colunista cultural, curadora, artista plástica e fotógrafa. Realiza palestras com temas que englobam museologia, história da arte e técnicas de pintura. Tem atuado de forma significativa nas áreas relacionadas à arte, educação, cultura e entretenimento. Frequentemente, participa de workshops, palestras e viagens culturais, nacionais e internacionais. Atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas, Música e Literatura e Assessora e Curadora na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. Fez parte do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. É diretora de Comunicação na APAP/PR e professora de Arte da Escola Evolutiva.
Possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e mais de 100 coletivas (nacionais e internacionais); participações e premiações em vários Salões de Arte (nacionais e internacionais). Por sua atuação tem recebido homenagens através de certificados, medalhas, menções honrosas e troféus de órgãos públicos e privados. É colaborada do Jornal Folha da Mulher e assina há 10 anos coluna com o seu nome www.katiavelo.com.br.


Serviço:
Local: Shopping São José – Piso 1.
Endereço: Rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro, São José dos Pinhais/PR.

Data: 19 a 27 de junho de 2014.
Horário de visitação: durante o funcionamento do Shopping São José, entrada gratuita.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: