Aberta hoje (19) no Shopping São José a exposição Minhas Cores

Blog Single
A artista plástica Katia Velo há mais de dez anos saiu da capital cultural mais agitada da América Latina. A vinda de São Paulo foi motivada pela transferência do marido. Os paulistanos perderam o convívio com ela, mas São José dos Pinhais ganhou o trabalho artístico de Katia que, como acontece geralmente com os migrantes, se tornou uma ativista cultural mais comprometida com a cidade do que muitos são-joseenses. Além de propagar seu trabalho na internet, via o site www.katiavelo.com.br, Katia Velo dispõe fatos da cena local, projetos públicos e privados no âmbito estadual, nacional e internacional. Pelo Paraná, são inúmeros trabalhos realizados. A exposição Minhas Cores acontece no Shopping São José de 19 a 27 de junho.

A artista apresenta parte das obras da sua mais recente produção, a série Minhas Cores, formada no uso dos motivos florais, das formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental. “Ao se contemplar o resultado da pesquisa, é possível dizer que as cores são para Katia Velo uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo”, descreve Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.

É a quinta vez que Katia Velo promove uma exposição no Shopping São José. Na primeira, em 2012, a artista realizou a exposição “Retrospectiva” onde foram apresentadas obras das exposições: Símbolos, Arabescos, Adornos e Tapisserie. A segunda participação foi em 2013 com a exposição “Releituras” com obras de seus alunos da Escola Evolutiva onde a artista é professora de Arte. No ano passado, em duas ocasiões: uma durante as comemorações do Dia Nacional de Trânsito, 22 de setembro, participou como colaboradora na curadoria e com um painel expositivo da exposição “A 2ª Melhor Invenção do Homem”- mostra de bicicletas, idealizada e realizada pelo jornalista Marcos Rosa; depois, nos meses de novembro e dezembro, no Espaço da Cultura realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.

“Sou paulistana e há doze anos vim morar em São José dos Pinhais. Ao expor minhas obras no Shopping São José sinto como é notória a possibilidade de ampliar a visibilidade da minha trajetória artística”, destaca Katia.


Carreira
Katia Velo é Bacharelada e Licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi- São Paulo/ SP. Possui cursos de especialização na área de educação pela USP – Universidade de São Paulo. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR. É Agente cultural do Paraná, professora de arte, colunista cultural, curadora, artista plástica e fotógrafa. Realiza palestras com temas que englobam museologia, história da arte e técnicas de pintura. Tem atuado de forma significativa nas áreas relacionadas à arte, educação, cultura e entretenimento. Frequentemente, participa de workshops, palestras e viagens culturais, nacionais e internacionais. Atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas, Música e Literatura e Assessora e Curadora na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais. Fez parte do CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. É diretora de Comunicação na APAP/PR e professora de Arte da Escola Evolutiva.
Possui em seu currículo mais de 15 exposições individuais e mais de 100 coletivas (nacionais e internacionais); participações e premiações em vários Salões de Arte (nacionais e internacionais). Por sua atuação tem recebido homenagens através de certificados, medalhas, menções honrosas e troféus de órgãos públicos e privados. É colaborada do Jornal Folha da Mulher e assina há 10 anos coluna com o seu nome www.katiavelo.com.br.


Serviço:
Local: Shopping São José – Piso 1.
Endereço: Rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro, São José dos Pinhais/PR.

Data: 19 a 27 de junho de 2014.
Horário de visitação: durante o funcionamento do Shopping São José, entrada gratuita.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: