Os homens relutam em ir ao médico o que pode ser perigoso


Amanhã (01), será lançado o Programa Agosto Azul, campanha de prevenção à Saúde voltada ao público masculino

Blog Single Atividades físicas são parte da divulgação das ações [imagens Gov/PR]
As meninas devido ao futuro período da menstruação são levadas pelos pais aos especialistas em Saúde, da mesma forma, por causa da prevenção quanto a possibilidade de serem mães. No caso dos homens, tradicionalmente, enquanto a consulta não for motivada pelas dores a visita ao médico muitas vezes é fora dos consultórios e, sim, nos plantões de socorro. Para ampliar a conscientização das ações preventivas, acontece mais uma vez o lançamento do Programa Agosto Azul.

A campanha, denominada, “Agosto Azul – Escolha Cuidar de Você”, é promovida pelo governo do Estado para alertar sobre a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática periódica de atividades físicas. O tema foi escolhido porque a obesidade e o sedentarismo se destacam como dois dos principais fatores de risco cardiovascular, responsáveis pela maioria das mortes masculinas no Estado.

“Queremos propor uma reflexão para o público masculino. O objetivo é mostrar que atitudes simples podem ter impacto direto na qualidade de vida e longevidade dos homens”, afirma o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.

Uma caminhada neste sábado começa a partir das 8h30, com a concentração na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Haverá distribuição de kits da campanha e orientação quanto à prática de exercícios. A saída está prevista para as 9h30.

O grupo percorrerá a Rua XV de Novembro e a chegada será na Boca Maldita, local do lançamento oficial do Agosto Azul. Haverá apresentação da Banda da Polícia Militar e profissionais do Conselho Regional de Educação Física estarão à disposição da população para dar dicas sobre atividade física.


Quatro anos
Este é o quarto ano consecutivo que o governo do Estado promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer de mama.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, a iniciativa é importante, pois chama a atenção da população para um tema não muito frequente no dia a dia das pessoas. “Os números mostram que as mulheres vivem em média sete anos mais que os homens. Isto acontece, entre outros fatores, porque o homem não tem o hábito de se cuidar e fazer o acompanhamento nos serviços de saúde”, ressalta Márcia Huçulak.

Por conta disso, é muito difícil fazer a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças no sexo masculino. “Os homens só vão ao médico quando estão com algum sintoma aparente ou quando a situação já está grave. É preciso mudar este conceito e direcionar o foco às medidas de prevenção de doenças e de promoção da saúde”, complementa o chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem, Rubens Bendlin.

Os materiais de divulgação serão distribuídos em todo o Estado por meio das 22 sedes regionais da Secretaria da Saúde. Quem quiser solicitá-los pode entrar em contato com a coordenação da campanha através do email agostoazulparana@gmail.com. A versão online das peças estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br (banner Agosto Azul). Informações http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br.


Serviço:
Caminhada de abertura do Agosto Azul
Data: 01/08 (sábado)
Horário: 8h30
Local: Praça Santos Andrade, Centro – Curitiba
Solenidade oficial de abertura
Horário: 10h30
Local: Boca Maldita
Rua XV de Novembro, próximo à Praça Osório, Centro – Curitiba

PautaSJP.com e informações do governo do Paraná

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: