Próxima terça (08), tem a tradicional invasão de curitibanos em SJP


Feriado na Capital sempre aumenta o comércio são-joseense

Blog Single No dia a dia, número de passageiros da Capital é maior do que para Curitiba
Quando o feriado da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz, em 08 de setembro, cai durante a semana, o comércio de São José dos Pinhais, no centro, recebe cerca de 25% a mais de movimento. Muitos trabalhadores são empregados em Curitiba e moram em São José e muitos curitibanos chegam a São José dos Pinhais para aproveitar os bancos e as lojas abertas. A chance de quem não for viajar no feriadão de 7 de setembro, Dia da Independência, aparecer por aqui, é grande.

O efeito contrário, em menor proporção, também ocorre quando é o feriado municipal local. O Dia de São José, em 19 de março, marca a data do padroeiro de São José dos Pinhais e não é feriado em Curitiba. Milhares de curitibanos e de outras cidades trabalham em São José e aproveitam o dia nas residências dos seus municípios de origem.

Nas décadas de 80 e 90, São José dos Pinhais tinha a característica de ser uma cidade dormitório de Curitiba, onde o número de pessoas que se dirigia à Capital era maior do que o sentido contrário. Dados das empresas de ônibus mostram que os meios de transporte que atendem as linhas São José dos Pinhais-Curitiba e Curitiba-São José dos Pinhais trazem mais moradores da Capital para as empresas do que o inverso.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: