São 68 km de São José dos Pinhais, mas, além do churrasco, o passeio na Mata Atlântica é único. Neste domingo (13), tem a Festa da Banana, no Castelhanos, o encontro na localidade são-joseense que é divisa com o Litoral.


Blog Single Ruas da região ficam à margem do Rio São João
Em São José dos Pinhais, quase todo fim de semana tem festas e muitas opções gastronômicas. Mas nada supera a Festa da Banana, realizada anualmente pela comunidade do Castelhanos. O evento desta localidade, que fica a cerca de 70 km de distância do centro, é organizado pela Cooperativa Coocastel, pois as famílias vivem do fruto típico. Além do churrasco, a 35 por pessoa, tem os bolos, pudim, tortas e outras delícias de banana. O concurso dos melhores pratos é acompanhado da exposição dos maiores cachos colhidos, que chegam a mais de 50 kg. O artesanato é feito com madeira nobre.

O trajeto pela BR 376, passando pelo km 666, na Polícia Rodoviária Federal, proporciona um passeio bacana, com mais 14 km descendo até a sede da festa e que também é a sede da Coocastel. Porém, é nos 41 km, entre a Estrada Velha da Guaricana, em direção à Usina da Chaminé e, depois, descendo para o Castelhanos, que o turista circula em meio à transição de Floresta de Araucária e Serra do Mar. O Castelhanos é divisa com Guaratuba, Litoral.

Informações sobre os convites no e-mail coocastel@gmail.com ou 41-9248-2002.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: