Mais de mil pessoas participaram da Festa da Banana 2015


A comunidade, a cerca de 70 km do centro São José dos Pinhais, recebeu os visitantes na Serra do Mar em meio a churrasco, música e doces das bananeiras

Blog Single Grupo desceu para o Castelhano pela Estrada da Guaricana e depois curtiu a festividade
A Cooperativa Coocastel reúne os agricultores do Castelhanos, a comunidade mais ao sul de São José dos Pinhais, onde moram perto de 60 famílias, na divisa com Guaratuba, no Litoral. O ponto alto de divulgação dos produtos dos cooperados é na Festa da Banana. Para participar deste encontro, a cerca de 70 km do centro da cidade, os convidados literalmente fazem uma viagem dentro da Mata Atlântica. Seja nos 39 km de terra pela Estrada da Guaricana ou, em 14 km, depois da BR 376, as belezas da Serra do Mar, formadas pelo Rio São João, se abriram a centenas de visitantes.

A engenheira florestal Joema Carvalho conhece, relativamente, a área rural de São José, mas ficou encantada com a Serra do Mar são-joseense. “A vegetação apresenta bichos e plantas específicos de Mata Atlântica e a topografia, com muitas descidas e subidas, favorece toda essa diversidade”, disse Joema Carvalho.

O servidor municipal Acir Cardozo, que trabalha há muito anos na Prefeitura, que também foi ao Castelhanos pela primeira vez, lembrou de uma curiosidade na gestão pública. “Existia, antigamente, uma lenda de que o colaborador que não atingisse as metas seria transferido para a localidade por causa da distância. Ao ver um lugar tão bonito, penso que uma transferência para cá seria uma ótima promoção”, fala Acir Cardozo.

“Agradeço ao público e o apoio das empresas que colaboraram com os brindes, à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e aos moradores que trabalharam tanto para a festividade. Convido aos interessados em geral que conheçam o Castelhanos porque temos uma Natureza exuberante, um artesanato muito bonito e, lógico, milhares de bananeiras”, comenta o presidente da Coocastel, Fábio Pereira. Informações no e-mail coocastel@gmail.com ou 41-9248-2002.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: