Comunidade “Em Ação” - Adelino Venturi

Blog Single
Opinião

Nos países democraticamente mais desenvolvidos, a sociedade civil organizada desempenha papel de grande importância nas esferas de competência do poder público, em particular executivos e legislativos.
As entidades de representação do leque de comunidades ativas, que dão forma e vida à própria sociedade, tais como entidades de classe patronais e de trabalhadores, são vistas como precursoras dos avanços em áreas do processo de desenvolvimento econômico e social.
Nesse esforço de organização política e social também se destacam as organizações não-governamentais (Ongs), que são entidades sem fins lucrativos, de filosofia cooperativista e se especializam em variados segmentos do conhecimento e das atividades humanas.
Quando lastradas em valores éticos da cidadania, as Ongs funcionam como elemento propulsor da consciência de responsabilidade institucional da própria sociedade, com as armas da democracia. Nenhum governo ou legislativo de país que realmente preze a democracia dispensa a participação e o apoio das entidades da sociedade civil no centro das decisões político-administrativas e político-institucionais.
Há, porém, joio e trigo.
Para nós, é importante destacar o lado bom dessas organizações.
Aqui, em São José dos Pinhais, temos bons exemplos de Ongs que se dedicam às causas da cidadania.
Ganha destaque, porém, uma dessas organizações dedicadas à educação, que é a estrutura da nossa sociedade. Trata-se da Ong “Em Ação”, fundada por Adelino Venturi Júnior (advogado) e Marcelo Guilherme (professor de matemática), que tem como finalidade a preparação para o vestibular de alunos carentes, sem condições de pagar um cursinho. É um trabalho admirável que completa 10 anos, com uma aprovação comprovada de mais de 50% na Universidade Federal do Paraná. Funciona aos sábados e domingos no Centro Politécnico, Jardim das Américas, totalmente gratuito.
Hoje, são 340 alunos que freqüentam o pré-vestibular. É impressionante falar da assiduidade e do compromisso dos alunos, já a pré-seleção gira em torno de 2.200 inscritos.
É um trabalho relevante, de mérito indiscutível.
O professor Marcelo Guilherme é um desses seres iluminados, com extraordinária vocação para o Magistério, um verdadeiro mestre. Ele se revela um líder em nossa comunidade. É a nova geração sangue bom.
Ele e os demais voluntários da Ong “Em Ação” merecem o reconhecimento da nossa comunidade.

*Adelino Venturi é professor, empresário e coordenador da Câmara Setorial Imobiliária da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: