Paranaenses no Mundial de Escalada na Austrália

Blog Single
Caio Lopes ficou em 39° lugar e o instrutor de escalada Anderson Gouveia conquistou o certificado de Route Setter


O "Sydney Indoor Climbing Gym", realizado recentemente na Austrália, foi palco do 16º Campeonato Mundial Juvenil de Escalada. Mais de 300 escaladores de 36 países participaram das competições em duas modalidades: dificuldade e velocidade.
Dois brasileiros participaram das provas, entre eles, o paranaense Caio Lopes da Silva, de 14 anos. Ele competiu na categoria de 14 a 15 anos obtendo a 39ª posição. Foi a primeira vez que Caio participou de um campeonato internacional e garante que mesmo não trazendo medalha ao país, a experiência valeu a pena. "O mais importante foi essa troca de experiências, é legal poder ver outras pessoas escalando e notar a tática de cada um", ressalta.
O paranaense passou pela primeira eliminatória, mas acabou derrapando na segunda. Pouco antes da metade da prova, na quinta costura, o atleta errou o movimento e acabou caindo.
O gosto pelo esporte surgiu em 2006, junto com a inauguração da Academia Via Aventura, em Curitiba, considerada uma das principais referências em escalada indoor e boulder do Sul do país. Mesmo com a pouca idade, já participou de diversas provas nacionais e estaduais, conquistando boas colocações. Caio ficou em segundo lugar no Campeonato Juvenil de Boulder, realizado em São Paulo, e ainda conquistou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil e no Paranaense de Escalada Master.
Paralelamente ao Mundial foi realizado o Curso de Route Setter da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, sigla em inglês para International Federation of Sport Climbing). O coordenador de escalada da Academia Via Aventura, Anderson Gouveia, participou do curso e passou a ser o único brasileiro a receber o certificado oficial de Route Setter pela IFSC. Com isso, Gouveia torna-se o técnico da Seleção Brasileira de Escalada e já a partir de janeiro começam as seletivas para a escolha dos atletas que estarão aptos a competir no próximo Mundial Juvenil, disputado em agosto de 2009, na cidade francesa de Valence.
"Na América Latina somente a Venezuela e o Equador possuíam um profissional com este título. Agora, com esse certificado o Brasil vai ter uma representação nas competições. Essa conquista é um passo importante para a escalada esportiva nacional", esclarece Anderson.
Os participantes do curso ficaram responsáveis pelo traçado das vias por onde os competidores do campeonato iriam passar. Durante a montagem, os instrutores avaliaram a criatividade do trajeto, a habilidade do participante em escalar o caminho construído e ainda a integração entre a equipe, que foi composta por 12 atletas.
Anderson Gouveia, de 31 anos, escala profissionalmente há 18 e já participou de diversos campeonatos nacionais e internacionais. O atleta foi seis vezes campeão paranaense, três vezes vice-campeão no campeonato brasileiro, quinto lugar no pan-americano e está entre os 100 melhores escaladores do mundo listados pela Federação Internacional de Escalada Esportiva.


VIA AVENTURA
Assessoria de Imprensa: Central Press (41 3026-2610)
JORNALISTAS RESPONSAVEIS: Claudio Stringari – DRT 4772-PR (41 9995-5880) / Danielle Sommer - DRT 5723-PR (41 8803-6966) / Thaissa Martiniuk - DRT 7085-PR (41 8802--0825)


Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: