Transporte irregular de eleitores na votação ao Conselho Tutelar seria apenas mais um apoio de campanha ilegal, segundo grupo que acusa vereadores de SJP. Mari Temperasso (PSDB) e Alberto Setnarky (PMDB) rebateram acusações. Demais legisladores não comentam o fato que mancha a Câmara Municipal.


Blog Single Denunciantes, com medo de retaliação, foram ao Ministério Público dar queixa
Há poucos dias, o PautaSJP.com trouxe com exclusividade informações de que um grupo de 14 derrotados na eleição ao Conselho Tutelar, em votação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no dia 04 de outubro, acusam nove vereadores de São José dos Pinhais de terem transportado centenas de eleitores. A contratação de vans e oferta de caronas teriam seguido até os dois pontos de voto, no Colégio Estadual Costa Viana e Faculdade da Indústria. O parágrafo 4, letra C, do regulamento da eleição, é claro em tratar de proibição de favorecimento de deslocamento. Em segunda apuração do site de notícias quanto ao caso, o denunciantes acrescentaram que os indícios de transporte irregular seriam apenas provas de que houve abertamente campanha em favor dos candidatos de preferencia dos legisladores, o que também é proibido pelo CMDCA. Os nomes que pertencem ao grupo são mantidos em sigilo, pois temem retaliações.

“Somente do São Marcos, bairro e reduto do vereador Onildo do PT, saíram muitas vans que paravam no Posto Pinheirão e os passageiros iam a pé por dois quarteirões até o colégio. Vários assessores de vereadores deixavam as pessoas, e sempre com os mesmos carros, na frente dos locais de votação”, relata um dos que concorreu ao cargo de conselheiro tutelar. “Eu protocolei mais de 13 queixas com as fotos do transporte ilegal na Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, da mesma forma procurei o Ministério Público para apresentar as mesmas provas. O Ministério Público está esperando uma posição do CMDCA para iniciar a investigação.”

Outro candidato lembra que quando estudou a regulamentação da eleição não esquece de que o impedimento de vínculo político é claro na legislação. “Está na lei. Os candidatos ao Conselho Tutelar não podem ter apoio de políticos. É para preservar que o trabalho de um conselheiro não seja influenciado, por exemplo, por vereadores. E os assessores dos gabinetes e os próprios vereadores fizeram campanha descaradamente. O vereador Gilberto Melo, durante a apuração dos votos, na Casa do Idoso, vibrava cada vez que saia a porcentagem em favor da candidata dele. Também protocolei provas no Conselho e vim ao Ministério Público, para entregar postagens anteriores no Facebook de vereadores e assessores fazendo campanha na internet. A vereadora Mari Temperasso (PSDB) chegou a usar o microfone da sessão e parabenizou a candidata dela, e isto está gravado. Tomara que o Ministério não demore a agir. É só colher imagens das câmaras de filmagem do comércio que com certeza os mesmos carros passam várias vezes e com pessoas diferentes dentro”, conta o denunciante.

O PautaSJP.com, como antes da produção da primeira reportagem, entrou em contato com a Assessoria de Comunicação dos legisladores para saber a posição dos nove políticos em relação à denúncia que abrange quase metade dos 21 representantes da Câmara: Mari Temperasso (PSDB); Tadeu Camargo (PSL); Alberto Setnarsky (PMDB); Gilberto de Mello (PV); Edison Celli (PSC); Luíz Paulo de Lima (PSB); Luíz Carlos Monteiro (PSB); Nina Singer (DEM); e Onildo dos Santos (SDD).

Os vereadores Mari Temperasso e Alberto Setnarsky responderam a solicitação da reportagem e rebateram a acusação, mas reconheceram que falharam. Confira na outra matéria o depoimento dos vereadores do PSDB e PMDB. A vereadora reconhece que elogiou uma candidata vitoriosa, nega o transporte e campanha leitoral, porém, aponta que colegas realmente praticaram as ilegalidades. O vereador, em primeiro mandato, diz que não sabia que a campanha e o transporte são ilegais.

Veja a outra reportagem sobre o caso em que vereadores comentam as denúncias
http://www.pautasjp.com/noticia.php?nid=3475

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: