Dois conselheiros tutelares eleitos de São José dos Pinhais, no dia 4 de outubro, foram impedidos de tomar posse. Justiça acatou pedido do Ministério Público de cassação de mandato de Solange Costa e Valéria Cordeiro por causa de apoio ilegal de vereadores.


Blog Single Solenidade dos empossados foi na Prefeitura dia 10 de dezembro [Foto Pref/SJP]
O site PautaSJP.com trouxe com exclusividade no mês de novembro a acusação, por parte de candidatos ao Conselho Tutelar de São José dos Pinhais, não eleitos, de que, ilegalmente, vários vereadores apoiaram seus concorrentes preferidos, gerando expressiva votação e sucesso nas urnas. Além de publicidade, vans e carros contratados transportaram eleitores das comunidades, conforme inúmeras fotos. Tanto que, o número de votantes aumentou, de 2010, para o dia 04 de outubro de 2015, de 3.665 eleitores, entre os votos válidos, para 8.204 eleitores, no geral. No último domingo (10), a Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu a solenidade de posse dos 10 conselheiros que ganharam o pleito, mas, dois, eram suplentes.

Solange Costa e Valéria Cordeiro foram impedidas de serem empossadas porque a Justiça acatou pedido do Ministério Público de que as provas de favorecimento para a votação tinham consistência. No caso da Valéria, a vereadora Mari Temperasso (PSDB), em entrevista ao PautaSJP.com, reconheceu que ao microfone da Câmara falou em ajuda, mas negou qualquer apoio de transporte e publicidade. As palavras do áudio foram: “Queria também dar os parabéns ao Conselho lá da Borda do Campo, ajudei a Valéria, ela foi eleita, parabéns a todos os conselheiros do Afonso Pena e aqui do Centro, à Juraci, todos que foram eleitos e que façam um bom trabalho para a nossa comunidade” [sic].

Porém, diante dos fatos, a vereadora comentou ao site que no discurso tinha apenas o interesse de elogiar as candidatas e que não ajudou ninguém, sendo da mesma forma a Juraci. “Eu não ajudei, mas tem vereador que ajudou”, rebateu Mari Temperasso. O vereador Alberto Setnarsky (PMDB) reconheceu que transportou e chegou a usar o Facebook para fazer publicidade de candidata. “Sou vereador de primeiro mandato e não sabia que não podia”, defendeu-se Setnarsky.

A reportagem vai tentar contato com Solange e Valéria para uma outra matéria sobre o caso.

Os conselheiros empossados para a região do Centro: Juraci do Conselho, Josemary Trevisan Tissot, Maria Carla Kramar, Felipe Carvalho Rodrigues e Rafael Canabarro Fernandes. Na região Afonso Pena: Maria de Fátima de Chaves Rocha, Alef dos Santos Oliveira, Claudemir Junior Siqueira Sala, Bruna Catache e Andréia de Moraes.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: