Embaixo da câmera da Pref/SJP, motoristas viram ilegalmente


Reportagem flagrou mais de 30 veículos na conversão irregular em apenas meia hora, até carro de auto escola, passíveis de multa de R$ 85,13.

Blog Single Imagens do PautaSJP.com são uma fração de dezenas de conversões ilegais
Quem passa ao lado do Terminal Central de Ônibus de São José dos Pinhais, entra na Rua Norberto de Brito e faz a conversão para a Rua Joaquim Nabuco comete uma infração de trânsito de natureza média, passível de penalização em R$ 85,13 (valor Detran-PR). Durante meia hora, a reportagem do PautaSJP.com flagrou mais de 30 motoristas virando na esquina onde tem uma placa de proibido. A atitude chama a atenção por ser trecho em que ocorrem muitos acidentes, é ponto de virada dos ônibus da Auto Viação São José e da Sanjotur e que fica embaixo da câmera de vigilância da Prefeitura.

Desde 2011, quando o antigo terminal foi para o atual local, o fluxo de pedestres aumentou muito, o que deve crescer com a abertura do Mercado Popular, ao lado do terminal. Segundo comerciantes, é certo que toda semana tem pancada, até porque fazem a infração condutores de motos, de ônibus, camionetes, vans, e carros em geral, incluindo de auto escola.

“Acontecem acidentes leves e às vezes até mesmo mais graves. Comentam que quando as trincheiras da Avenida das Américas abrirem a sinalização vai mudar, mas até agora nada”, fala Marcos Pedroso, proprietário de uma banca de jornal na esquina. Como informado pelo PautaSJP.com, mais uma vez os projetos das trincheiras da Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos foram prorrogados, fato confirmado pela Comec (governo do Estado) sobre as obras do PAC da Copa 2014.

“É muito carro e sempre fico alerta quando saio para almoçar e volto ao trabalho”, diz Priscila Carvalho, funcionária de um supermercado também de esquina. Motoristas questionados na matéria falam que a placa só no lado esquerdo favorece a falta de informação.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, no dia 30 de janeiro de 2015, foi instalada uma placa proibindo a conversão da Rua Norberto de Brito para a Joaquim Nabuco, por causa da implantação de mão dupla na Norberto de Brito. O Departamento de Trânsito projeta que vai instalar mais placas de sinalização e estuda um semáforo para veículos e pedestres no cruzamento.

“Com relação ao uso de câmeras para lavrar auto de infrações de trânsito, já existe regulamentação nacional permitindo essa modalidade de fiscalização de autuação. Em São José dos Pinhais, está em processo de regulamentação a modalidade, para o qual vão ser necessárias adequações, tendo em vista que as câmeras de segurança existentes foram planejadas para monitorar extensas áreas de cobertura, de uma grande altura, de cima para baixo, cujo ângulo não é o adequado para fiscalização de trânsito”, diz a Secretaria.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: