Menino de SJP com três anos tem confirmação de zika


Órgãos de Saúde investigam se criança, moradora no bairro Colônia Rio Grande, contraiu vírus aqui ou no Litoral

Blog Single O caso ocorreu com uma família são-joseense que preza os cuidados
Um menino de três anos é a primeira vítima infectada com o vírus Zika em São José dos Pinhais. Ainda não se sabe se a contaminação foi autóctone (transmitida dentro do próprio Município) ou importada de Curitiba. O garoto apresentou sintomas no início de fevereiro e teve a doença confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de São José dos Pinhais ainda não se manifestou sobre o assunto.

Segundo a mãe da criança, Priscilla Carfaro Minari, o filho começou a apresentar sintomas um dia antes do Carnaval, quando a família viajou para Guaratuba, Litoral do Paraná. “Ele teve febre muito alta, diarreia, dor nas pernas e os olhos estavam muito vermelhos”, conta.

“Como viajamos para Guaratuba, levei ele no hospital lá, onde fizeram exame de sangue, que deu negativo para Dengue. Medicaram e os sintomas foram melhorando. Porém, 15 dias depois, quando já estávamos de volta em São José, me ligaram da Secretaria de Saúde de Guaratuba dizendo que o exame deu positivo para Zika e ficamos muito assustados”, revela a mãe.

Priscilla conta que logo depois a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais entrou em contato com ela para mais informações. “Queriam saber onde eu tinha ido e enviaram agentes para verificar minha residência, que não tem focos do mosquito. Não sei se ele pegou aqui mesmo ou em Curitiba, onde costumamos ir com frequência e visitar vários parques”, diz.

A mãe fala que não sabe como aconteceu a contaminação, já que a precaução é constante na família. “Sempre usamos repelente e nossa casa tem tela de proteção contra mosquitos. Também não percebi nenhuma picada nele, só mesmo os sintomas, mas sem as manchas.”

Jornalista Mauren Luc (GuiaSJP.com)


Compartilhe esta notícia no Facebook: