Na Aciap e no Dojo, mulheres se capacitam na Defesa Pessoal


Grupo Aikido Keiko São José dos Pinhais faz palestra e dinâmica sobre ameaça à integridade física em momentos de crise

Blog Single Técnicas contra agressão mostradas na sede da Associação Empresarial ontem (16)
No mês de homenagem às mulheres (08 de março Dia da Mulher), o grupo de arte marcial Aikido Keiko São José dos Pinhais promoveu palestra e dinâmica com o tema Defesa Pessoal Feminina, sendo na Associação Empresarial da cidade (Aciap), centro do município, ontem (16), e na sede do Aikido (Dojo), no bairro Afonso Pena, dia 10. O objetivo, segundo o mestre faixa preta 4º Dan, Lincoln Ferreira, são as mulheres conseguirem se defender nos momento de crise.

“Existem situações que evitar a agressão e, pelo menos poder gritar, não é mais uma alternativa, e sim a principal medida a se tomar. Porém, deixamos claro que não se trata de brigar com um agressor, mas ganhar tempo”, explica Lincoln Ferreira.

A diretora do Conselho da Mulher Empresária da Aciap, Valéria Amorim, agradeceu o interesse e participação no encontro. “Seja com a especialista em gestão Juliana Villela, que abriu o evento com a apresentação sobre as mulheres e o mundo dos negócios, ou com o grupo de arte marcial, foram momentos importantes que tratam da valorização das mulheres”, disse Valéria Amorim.

Priscila Carfaro Minari, ex-praticante de muay thai, lembrou de técnicas antigas que um dia praticou. “Acho que os homens não tem ideia de que no dia a dia, na rua, ônibus, na balada, entre outros locais, nos sentimos acuadas. Realmente não é o caso de enfrentar, mas de pelo menos dar a impressão que não somos frágeis”, falou Priscila Minari, que também esteve na palestra da Aciap.

Durante a dinâmica na sede do Aikido, a psicóloga Isabelle Ariane dos Santos comentou que pela primeira vez exercitou a defesa pessoal. “Muito bacana. Apenas olhando a gente não tem ideia de que é possível usar pouca força nos movimentos”, falou Isabelle dos Santos. Informações www.aikidokeikodojo.com.br, 9905-8962 e no Facebook Keiko Dojo Aikido.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: